Águeda em terceiro lugar no Índice da Transparência Municipal.

2017-02-08 10:13

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Numa lista liderada por Alfandega da Fé, Águeda é o Município da Região de Aveiro melhor classificado no Índice de Transparência Municipal. Ocupa o 3º lugar depois de ter ficado em 52º no ano anterior.

Gil Nadais, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, reagiu aos resultados alcançados afirmando que “ este é o reconhecimento da aposta do executivo municipal na aproximação dos processos de decisão aos cidadãos, tornando a estrutura municipal aberta e transparente, na qual o cidadão tem acesso a informação sobre a atividade autárquica diária”. Agradeceu ainda o “empenho e colaboração de todos os funcionários da autarquia que acreditaram que era possível mudar o paradigma da gestão das autarquias em Portugal”.

O Índice de Transparência Municipal (ITM) mede o grau de transparência das Câmaras Municipais através de uma análise da informação disponibilizada aos cidadãos nos seus web sites.

O ITM é composto por 76 indicadores agrupados em sete dimensões: 1) Informação sobre a Organização, Composição Social e Funcionamento do Município; 2) Planos e Relatórios; 3) Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos; 4) Relação com a Sociedade; 5) Contratação Pública; 6) Transparência Económico-Financeira; 7) Transparência na área do Urbanismo.

Ílhavo subiu 4 posições passando de 103º para 99º. Aveiro cai de 205º para 286º, Vagos cai de 135º para 176º e Estarreja de 94º para 155º.