Águeda é o melhor município digital do país.

2016-10-26 08:20

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Águeda venceu a categoria “Melhor Município Digital” da 10.ª edição dos Prémios “ACEPI Navegantes XXI”, numa cerimónia decorreu no Convento do Beato, em Lisboa.

O prémio na categoria “Melhor Município Digital” destina-se aos projetos digitais criados e realizados em Portugal, em funcionamento entre junho de 2015 e junho de 2016 pelos municípios portugueses. Desta forma, a Câmara Municipal de Águeda foi distinguida devido ao seu contributo para a transformação da Administração Pública Local portuguesa, colocando-a no centro da Economia Digital.

Gil Nadais, Presidente da Edilidade, recebeu o prémio das mãos do presidente da Associação Economia Digital, Alexandre Nilo Fonseca, e referiu que este “prémio é o reconhecimento do trabalho que tem sido feito pelo atual executivo municipal, ao nível da modernização administrativa, do modelo de gestão, constituindo uma motivação acrescida para todos os colaboradores da autarquia, que trabalham para a afirmação de Águeda como uma Human Smart City, onde a tecnologia é colocada ao serviço do cidadão para melhorar a sua qualidade de vida”.

O Executivo municipal procurou implementar medidas que pretendem melhorar não só melhorar o funcionamento interno, mas também a qualidade de vida dos seus munícipes, tornando-se parceiro essencial ao crescimento das empresas do concelho.

A desmaterialização de documentos e processos (paper free); a agilização de processos administrativos (resposta com maior rapidez e eficiência); criação de workflow para cada registo; automatização de tarefas, controlo dos prazos de resposta; registo de procedimentos; recetividade e estímulos ao investimento; Balcão virtual; aplicações mobile (AgitÁgueda, Pegada Ecológica) e a implementação de software de controlo de custos e despesas e toda a atividade municipal são algumas das medidas aplicadas.