Águeda: Alcafaz tem plano para a época de incêndios.

2018-07-02 13:57

Categoria: 

Concelho: 

Alcafaz, aldeia do concelho de Águeda, beneficia da construção de um estradão com 10 metros de largura que circunda toda a aldeia, a criação de tanques de água de pequenas e grandes dimensões (para combate aéreo) , a colocação de carretéis por toda a aldeia e a definição de um local de abrigo seguro para a população.

Novidades apresentadas este sábado na sessão de apresentação do Programa Aldeia Segura, cujo objetivo é sensibilizar os habitantes das aldeias mais isoladas e suscetíveis a sofrer com os fogos florestais a defenderem-se em caso de sinistro.

Existe ainda a intenção de fazer a reconversão da mancha florestal retirando progressivamente o eucalipto substituindo-o por outras espécies resilientes ao fogo. O objetivo final é aumentar a proteção das populações e dos seus bens contra os incêndios florestais.

Jorge Almeida, Presidente da Autarquia na sua intervenção referiu que está em marcha uma luta pelo ordenamento floresta. “Aceitámos o desafio desta população e acreditem, estamos mesmo empenhados em fazer de Alcafaz a Aldeia mais segura de Portugal. Pugnamos por uma floresta ordenada e bem cuidada, geradora de riqueza. Temos de nos empenhar todos, e quando digo todos, quero mesmo dizer cada um. Hoje Alcafaz tornou-se uma terra melhor, mais segura e com toda a certeza mais apetecível para viver ou mesmo para descansar da vida agitada dos nossos dias”.

No uso da palavra, Artur Neves, Secretário de Estado da Proteção Civil, admite que há trabalho a fazer mas também reformas em curso.

“Em Portugal os incêndios têm sido a causa de muitos acidentes, por este motivo temos muito trabalho pela frente, neste sentido, o governo assumiu uma reforma florestal sem precedentes que terá os seus resultados em alguns anos. Hoje, aqui, em Alcafaz, dou os parabéns aos autarcas locais que são autoridades presentes e obviamente aos cidadãos desta aldeia por este trabalho magnífico.”