AdRA passa o capital de 15 para 17,5 milhões de euros. Aumento de capital não afecta Câmara de Ílhavo.

2015-06-24 17:02

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O aumento de capital da empresa Águas da Região de Aveiro (AdRA) "não vai afectar" a tesouraria da Câmara de Ílhavo e o processo vai ficar concluído quase três anos depois de ter sido iniciado.

Ao Município caberiam 207 mil euros "correspondentes a 8,8 por cento do capital" da AdRA mas esse valor "estava realizado" por verbas que ficaram cativas aquando do valor inicial contabilizado na cedência de diretos dos antigos serviços municipalizados. Um processo que vem de 2012 com o aumento previsto de 15 milhões para 17,5 milhões de euros mas, o processo "acabou por ser atraso devido a questões jurídicas levantadas por alguns municípios".

A exigência do visto do Tribunal de Contas foi um dos temas em análise no aumento de capital.

Três Câmaras pediram visto e o Tribunal ficou de validar a operação. Concluído o processo, a autarquia de Ílhavo aprovou a alteração de estatutos e o aumento de capital. Fernando Caçoilo diz que a operação é contabilística mas "não mexe com a tesouraria". (com áudio)

A AdRA passa o capital de 15 para 17,5 milhões de euros. Este é um dos temas que "será ratificado" na próxima sexta-feira, em Assembleia Municipal.