30 anos de associativismo intermunicipal assinalados na Região de Aveiro.

2019-03-26 17:48

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) divulgou hoje, terça-feira, o programa dos 30 anos em Comunidade Intermunicipal.

A celebração de três décadas de associativismo intermunicipal enaltece o facto de a Região de Aveiro ser “um caso único em Portugal, um exemplo nacional com notas de linha da frente, de avanço, de anteciparmos o futuro, à frente de um Portugal que ainda não percebeu que é a somar que nós somos mais fortes e mais competentes”, sublinhou Ribau Esteves, Presidente da CIRA.

O associativismo intermunicipal na Região de Aveiro iniciou-se “para resolver problemas comuns, na altura a Ria de Aveiro” e continuamos “a antecipar o futuro, gerindo fundos comunitários para obras intermunicipais e a perspetivar políticas públicas que beneficiem toda Região” relembrou o autarca, aludindo ao 1.º aniversário do Parque de Ciência Inovação celebrado ontem.

O destaque do programa vai para o Congresso da Região de Aveiro que se realiza de 16 a 19 de outubro e que marcará o momento mais significativo de um conjunto de eventos que pretende assinalar o associativismo intermunicipal, com a seguinte estrutura base: Qua.16OUT19 – Sessão Solene Evocativa; Qui.17OUT19 – Conferência sobre Mobilidade e Ambiente; Sex.18OUT19 – Conferência sobre Florestas e Proteção Civil; Sab.19OUT19 – Visitas na Região de Aveiro. No domingo dia 20 de outubro decorre o grande concerto do Dia da Região, aberto a toda a População.

"Outras Ações de Destaque: Lançamento do Educ@RA - Na Região de Aveiro acreditamos que é através de projetos inovadores e trabalhados em parceria com os Municípios, os Agrupamentos e sobretudo os Pais, que poderemos dar resposta de forma integrada e inclusiva, nesta fase mais precoce da escolarização, contribuindo assim para o sucesso das nossas Crianças. O Programa Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) da Região de Aveiro / “Educ@RA” (Educação @ Região de Aveiro), tem a sua ação de lançamento público no próximo dia 1 de abril e integra 56.448 alunos dos 11 Municípios e respetivos Agrupamentos, no combate comum ao insucesso escolar. Uma nova ferramenta disponível a todos os parceiros desta desafiadora mas insubstituível Missão que é Educar.

Conferência do Clair City - Na Qua.10ABR19, no edifício da antiga Capitania do Porto de Aveiro, realiza-se uma Conferência do Projeto Clair City que temos vindo a concretizar, sob a liderança da UA/IDAD e financiado por Fundos Comunitários.

Inauguração do novo pontão do Porto de Vacas, em Salreu - Dentro dos investimentos em infraestruturas, a CIRA inaugura, no dia 13 de abril, sábado, às 11h30, o novo pontão de Porto de Vacas, sobre o Rio Antuã, em Salreu, Estarreja, um investimento de 121.690,96€ (+IVA).

Apresentação Pública dos Projetos da DLBC Costeira / Mar 2020 - Na Praia da Gafanha da Vagueira, no dia 16 de abril, terça-feira, às 15.30 horas, com a presença da Gestora do Mar 2020.

De 05 a 07 de julho, acontece a 7ª edição do Ria de Aveiro Weekend (RAW), tendo como evento âncora a realização da Grande Regata dos Moliceiros da Ria de Aveiro, em 2019 inovando e integrando um ciclo de workshops temáticos formativos, desaguando num festival náutico.

Ao longo do ano, em parceria com os seus 11 municípios associados. o RAW 2019 desmultiplica-se em fins de semana, constituindo uma iniciativa de promoção da Região de Aveiro, com o objetivo de diversificar e qualificar a oferta turística em todo o território".

Na apresentação, o Presidente da CIRA, José Ribau Esteves deu, igualmente, a conhecer a Agenda de Eventos 2019 de toda a Região, “uma revista que nos ajuda a comunicar e a aproximarmo-nos dos nossos concidadãos” já que congrega os três principais acontecimentos de cada um dos 11 municípios. “A partilha dos eventos marcantes de cada município permite mostrar à população que vale a pena conhecer toda a Região, numa prova de que a cultura, desporto e entretenimento, para além das atividades económicas da nossa Região estão interligadas”, concluiu.

Em dezembro 2019, "vamos realizar o lançamento de um Livro e a inauguração de um Monumento Alusivo sobre as três décadas de associativismo intermunicipal na Região de Aveiro".

Ao longo de todo ano o RAD - Região de Aveiro Digital, uma das grandes ações do ano 2019 trará novidades ao nível dos Serviços Online, inovação dos Portais Municipais, a criação de Plataformas de Atendimento, Gestão Documental, Faturação Eletrónica e Arquivo Digital, bem como o desenvolvimento do Cadastro Territorial Multifinalitário, um investimento total de 2.851.816,50€, materializando um projeto que se iniciou em 2017 com a candidatura ao Centro2020, seu principal financiador.

Em 2019 passam três décadas sobre a criação da Associação dos Municípios da Ria de Aveiro (AMRIA), que teve sequência com vários formatos legais até à atualidade, em que a CIRA representa 11 autarquias (cerca de 400 mil habitantes).

A 10 de abril, a cidade de Aveiro receberá uma conferência do programa europeu ‘Clair City’, que é vocacionado para a melhoria do ambiente e da qualidade de vida no espaço urbano. Conferencia apresentada por Ribau Esteves. (com áudio)

(em actualização)