29 accionistas constituem a Águas do Centro Litoral. Investimento nos últimos anos foi superior a 400 milhões de euros. Empresa vai continuar a gerir distibuição de água na região.

2015-12-01 15:57

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Presidente do Conselho de Administração da empresa Águas do Centro Litoral, Cláudio Jesus, quer consolidar o modelo criado para a reorganização do grupo Águas de Portugal que foi concretizado este ano, no Verão, com a entrada em funcionamento de novas empresas resultantes da fusão dos anteriores 19 sistemas multimunicipais em apenas cinco: Águas do Norte, Águas do Centro Litoral, Águas de Lisboa e Vale do Tejo.

Recordou, na ocasião, que nos últimos anos foram investidos, na região, mais de 400 milhões de euros. Quer reforçar os objectivos traçados inicialmente. Nos últimos 15 anos "foram investidos mais de 400 milhões em sistemas de drenagem e tratamento de águas residuais", vincou. Resolveram-se problemas "complexos", disse.

"O mais complexo de todos foi o da despoluição da Ria de Aveiro e na Bacia Hidrográfica do Rio Liz (Leiria). Esta empresa quer continuar a resolver problemas ambientais e temos a obrigação de ajudar a educar os cidadãos que deverão ser bons cidadãos ecológicos". "É um modelo de gestão que se está a aperfeiçoar", referiu.

Cláudio Jesus explicou ainda o novo projecto empresarial que reúne 29 accionistas e que se constitui na Águas do Centro Litoral. Estão, no grupo, "empresas com especificidades próprias e com maturidades de projectos empresariais diferentes, que, agora, por decisão estratégica de economia de escala e de racionalização de recursos e meios, em conjunto com os Municípios", de Espinho a Porto de Mós, "trabalhará para tratar águas para consumo humano e desenvolver e gerir projectos de obra de saneamento em toda a região", disse.