Um quarto das PME Excelência estão no Centro de Portugal.

2016-02-24 13:35

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

São 391 as empresas do Centro distinguidas entre as 1509 que garantiram o galardão PME Excelência. Representam 26% do total de empresas distinguidas. O estatuto “PME Excelência” é um título atribuído, anualmente, pelo Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação numa parceria com o Turismo de Portugal e instituições bancárias, às micro, pequenas e médias empresas que, nesse ano, prosseguiram estratégias de crescimento e que se evidenciaram pelo seu excecional desempenho, alavancando o crescimento económico.

As PME Excelência da região Centro estendem-se por 73 municípios. Em 10 municípios existem mais de nove PME Excelência: Leiria (47), Águeda (27), Coimbra (24), Marinha Grande (22), Aveiro (18), Viseu (16), Alcobaça (15), Pombal (14), Ourém (13) e Ovar (11).

As PME Excelência da região repartem-se por diversas atividades económicas, embora 3/4 das PME Excelência da região se concentrem nas “Indústrias transformadoras” e do “Comércio por grosso e a retalho; reparação de veículos automóveis e motociclos.

Tendo em consideração a representatividade das empresas da região em Portugal, ao nível das atividades que desenvolvem, verifica-se que existe uma concentração regional de mais de um quarto das PME Excelência nas áreas das “Indústrias transformadoras” (30%), da “Educação” (29%), do “Alojamento, restauração e similares” (29%) e do “Comércio por grosso e a retalho; reparação de veículos automóveis e motociclos” (27%).