UA desenvolve tecnologia de alta pressão para conservar fatiados em supermercado.

2015-06-22 11:55

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro integra uma rede de parceiros que desenvolveu o projeto Freshmea APt que hoje é apresentado na PortugalFoods no Parque de Ciência e Tecnologia da Maia. O objetivo é prolongar o prazo de vida comercial em produtos de carne fresca com recurso a tecnologia de alta pressão à semelhança do que está a ser testado na comercialização de ovos-moles. Este projeto junta investigadores da UA, a Indústria de Carnes do Minho e a Central Carnes.

Os produtos de carne fresca fatiada de suíno e bovino são exemplos de uma grande gama de produtos de conveniência com importância comercial crescente mas que estão imitados na sua comercialização devido ao seu tempo de prateleira ser muito reduzido. A parceria de Investigação levada a cabo pela ICM conjuntamente com a Central de Carnes e a Universidade de Aveiro quer mudar esta realidade com o projeto Freshmeat AP.

O objetivo é aumentar o prazo de vida comercial de carne fresca para o dobro ou triplo do tempo, recorrendo para isso à tecnologia de Alta Pressão. Esta tecnologia permite pasteurizar alimentos em condições atérmicas, isto é, à temperatura ambiente ou a temperaturas de refrigeração, aumentando assim a segurança microbiológica dos alimentos, ao mesmo tempo que preserva a sua qualidade nutricional.