Turismo do Centro coloca mobilidade eléctrica ao serviço da reflorestação de áreas ardidas.

2018-02-08 07:55

Categoria: 

Concelho: 

O Turismo Centro de Portugal e a Nissan Portugal assinaram esta, quarta-feira, uma parceria que tem como âmbito um programa de reflorestação de uma área destruída pelos incêndios de 2017.

O programa, designado LEAF4Trees, partiu de uma proposta do Turismo Centro de Portugal e foi acolhida pela marca japonesa. Os resultados serão visíveis nos próximos meses.

O programa LEAF4Trees pressupõe a plantação de árvores no Centro de Portugal, em função dos quilómetros percorridos pelos proprietários nacionais dos modelos 100% elétricos Nissan LEAF e e-NV200, entre abril de 2017 e junho deste ano.

Os veículos tradicionais, de combustão, lançam para a atmosfera dióxido de carbono que tem de ser compensado pela produção de oxigénio das árvores. Mas, por não emitirem gases de escape, os veículos Nissan 100% elétricos que circulam, atualmente, em Portugal, evitam emissões anuais de dióxido de carbono equivalentes ao que teria de ser compensado por cerca de 150 mil árvores.

Com o LEAF4Trees, a Nissan Portugal assume o compromisso de duplicar esse efeito plantando no Centro de Portugal o número total de árvores que os clientes Nissan de veículos elétricos “pouparam” desde abril de 2017 e evitarão até junho de 2018.Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, sublinha que “desde a primeira hora que a Nissan Portugal apadrinhou a nossa ideia e desafio”.

“O projeto LEAF4Trees pode servir de modelo como ação de reflorestação para o Centro do país, depois dos incêndios que, em 2017, atingiram a região. Para o Turismo Centro de Portugal, a ideia constitui motivo de justificado orgulho e claro que esse sentimento é extensível à parceria estabelecida com a Nissan, um dos maiores ‘players’ mundiais do sector automóvel. Para o Turismo Centro de Portugal, é uma honra a Nissan fazer parte deste projeto de turismo responsável. Não apenas pela ajuda e pelo exemplo que dá, mas também por ajudar a reforçar a notoriedade da região”, destaca.

“Como líder mundial da Mobilidade Inteligente, a Nissan assume a responsabilidade de utilizar a sua experiência e conhecimentos em mobilidade elétrica e em automóveis com zero emissões, para elevar a um novo patamar a gestão da energia, tornando mais sustentável e mais emocionante a forma como nos movemos e como vivemos. Neste Ecossistema Elétrico Nissan pretendemos ser um elemento ativo na construção de um futuro socialmente, economicamente e ambientalmente melhor, razão que nos levou a desenvolver o programa LEAF4Trees”, salienta Antonio Melica, Diretor-geral da Nissan em Portugal.