Travessia da barragem de Ribeiradio já é possível.

2015-08-20 17:49

Categoria: 

Concelho: 

A nova barragem de Ribeiradio já assegura a ligação entre os concelhos de Sever do Vouga e Oliveira de Frades. A circulação automóvel pelo coroamento da barragem constitui assim uma alternativa às ligações, já existentes, entre as duas margens do rio em Pessegueiro do Vouga e em Sejães. Cumprida mais esta função, fica praticamente concluído o empreendimento de Ribeiradio-Ermida.

As duas centrais hidroelétricas estão já a produzir energia, estando apenas em curso trabalhos finais de recuperação e integração paisagística das áreas dos estaleiros e de restabelecimento de acessos e serventias na periferia da albufeira de Ribeiradio.

No total, Ribeiradio e Ermida terão uma produção média anual de energia elétrica de 139 GWh, capaz de satisfazer o consumo de 28 000 a 30 000 pessoas, mais do que a população dos concelhos de Sever do Vouga e Oliveira de Frades onde se desenvolveram os trabalhos.

A construção, iniciada em 2010, envolveu mais de 600 trabalhadores e de uma centena de empresas, cerca de 20% dos quais locais. Os quatro concelhos do distrito de Aveiro e Viseu (Sever do Vouga, Oliveira de Frades, S. Pedro do Sul e Vale de Cambra ganham uma albufeira com 23 km de extensão, cujo aproveitamento será determinado pelo futuro Programa das Albufeiras de Ribeiradio e Ermida.