“Temos que defender os nossos interesses nos nossos países e na UE” - Anton Valero (DOW).

2016-04-29 10:43

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Diretor Geral da multinacional Dow para Portugal e Espanha e Presidente da Federação Empresarial da Indústria Química defende a unidade dos países do Sul de forma a garantir junto da União Europeia um regime de igualdade para as empresas do setor na comparação com os países do Norte.

Anton Valero esteve na Associação Industrial do Distrito de Aveiro num Seminário sobre “Apoios e Desafios para o Sector Químico”. Afirma que a união de esforços é fundamental para criar um espaço europeu mais igualitário (com áudio).

Valero elogiou a coordenação entre associações dos dois lados da fronteira. “É importante que como associações que somos trabalhemos conjuntamente e coordenados nos esforços porque seremos mais fortes. Os desafios são equivalentes. É fundamental haver coordenação”

O homólogo português concorda com a importância de unir esforços. Luís Araújo, Diretor Geral da Associação Portuguesa das Empresas Químicas, destacou alguns desafios enfrentados pelas empresas do setor não só no mercado global mas também em Portugal. Deu como exemplo a nova Lei aplicável à laboração das empresas químicas que prevê ou previne a contaminação dos solos.

“Concordamos que é fundamental que o país tenha uma lei justa para defender a proteção dos solos mas outras indústrias também serão atingidas”.

No debate sobre “Apoios e Desafios para o Sector Químico”, o presidente da Associação Industrial do Distrito de Aveiro assumiu como importante o encontro de empresas. Fernando Paiva Castro lembra a tradição do setor químico no tecido empresarial.

“O setor ocupa um papel importante há mais de meio século, pelo menos, e contribui para o produto no distrito. É setor de ponta e não pode ser negligenciado”.