Semana de Tecnologia, Arte e Cultura mostra mobilidade elétrica nos moliceiros com teste gratuito.

2019-10-07 08:35

Categoria: 

Concelho: 

A Semana de Tecnologia, Arte e Cultura vai mostrar a mobilidade elétrica nos moliceiros.

De segunda a quinta (7 a 10 de outubro) haverá quatro viagens gratuitas, por dia, para mostrar a nova tecnologia que a prazo será obrigatória nos passeios de moliceiro.

No âmbito do projeto “Aveiro STEAM City”, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) prevê a implementação de uma rede de carregamento elétrico de embarcações marítimo-turísticas que se deslocam no interior dos canais urbanos da cidade de Aveiro.

É neste contexto que ocorrerão testes de operação nos canais urbanos de Aveiro de uma embarcação do tipo Moliceiro com propulsão elétrica.

O périplo no Canal Central da Ria de Aveiro será de acesso livre, com um máximo de 16 passageiros por viagem e segundo a ordem de chegada.

O Cais dedicado ao carregamento elétrico e tomada e largada de passageiros será o Cais n.º1, localizado na Fonte Nova, em frente ao Centro de Congressos de Aveiro.

Esta iniciativa, liderada pela CMA, associa-se ao evento Techdays (10 a 12 de outubro) e tem como parceiros a Associação Laguna de Aveiro que disponibiliza e opera um Moliceiro (sem guia turístico); a Torqeedo que disponibiliza um “kit” de motor elétrico e baterias para a embarcação e a Efacec que disponibiliza um equipamento de carregamento elétrico.

A autarquia explica que é necessário “explorar e ensaiar” em ambiente real as tecnologias mais avançadas no mercado de sistemas de propulsão elétrica e armazenamento de energia por baterias.

De forma a que os ensaios sejam efetuados em condições de carga mais aproximadas às da operação regular destas embarcações, a CMA prevê que a embarcação possa efetuar até quatro passeios diários de no máximo 30 minutos cada.

Os passeios destinam-se exclusivamente a demonstrar o novo sistema de propulsão elétrica.

A CMA lança o convite aos operadores marítimo-turísticos para conhecerem a solução de propulsão elétrica em testes.

A primeira viagem está marcada para esta segunda às 16h e nos próximos dias o passeio começa às 12h.