SEAL diz que estivadores de Aveiro estão a ser "aliciados" para prestação de três dias de trabalho em Setúbal.

2018-11-15 07:58

Categoria: 

Concelho: 

A crise com os estivadores em Setúbal chega ao porto de Aveiro.

O Sindicato dos Estivadores e da Actividade Logística revela que ontem foi confrontado com a tentativa de convocar estivadores do porto de Lisboa para substituir os trabalhadores eventuais em luta no porto de Setúbal.

Assume ter denunciado o que entende ser uma ilegalidade com que a Ministra Ana Paula Vitorino tem pactuado. “Os estivadores de Lisboa, fiéis aos seus princípios, recusaram trair a luta que outros estivadores estão a travar”.

Agora o recrutamento de mão de obra alarga-se a Aveiro. O Seal diz que há tentativas de convocar os estivadores de Aveiro para trabalharem durante três dias em Setúbal, com direito a transporte, dormida, pagamento e segurança com escolta.

A direção do SEAL afirma que a colocação de elementos estranhos ao porto vai levar à paragem de todos os trabalhadores filiados neste Sindicato e, com isso, o porto de Setúbal corre “o sério risco de parar totalmente em resultado da anunciada colocação de trabalhadores oriundos do porto de Aveiro”.

Diz que os trabalhadores estão a ser “usados como carne para canhão” e o cenário pode potenciar “conflitos entre trabalhadores”.