Riablades instala maior turbina eólica do país para autoconsumo.

2019-02-07 18:51

Categoria: 

Concelho: 

A RiaBlades concluiu, esta quinta, a primeira fase de instalação da sua própria turbina eólica para produção de energia em regime de autoconsumo.

Trata-se de um potente aerogerador, com uma torre de 110 metros de altura e pás de 68,5 metros de comprimento, o que faz desta turbina a maior já instalada em Portugal.

Este aerogerador instalado na manhã desta quinta é o modelo da Senvion 3.xM140 EBC com um diâmetro de rotor de 140 metros, o maior da península ibérica.

A RiaBlades torna-se assim a única empresa do país a ter o seu próprio aerogerador em autoconsumo a produzir energia sustentável. A produção de energia estimada é de 11 GWh, o que permitirá uma redução muito significativa no valor energético atualmente consumido pela unidade industrial de pás em Vagos.

As três pás que constituem esta turbina foram produzidas na RiaBlades no final de 2018. A autoria da decoração das pás é do artista plástico Paulo Neves.

“Esta criação visa a consciencialização da importância da responsabilidade ambiental, aliando a produção de energia ao meio envolvente, criando assim uma simbiose entre a máquina e a natureza”.

A instalação desta turbina tornará a fábrica da RiaBlades sustentável em termos energéticos. “É precisamente este um dos principais objetivos da organização: caminhar no sentido de reduzir cada vez mais a pegada ecológica e contribuir para um futuro mais sustentável e ecológico para as gerações vindouras” refere nota da empresa do grupo multinacional Senvion GmbH.