Ria de Aveiro, ferrovia, acesso a zonas industriais e qualificação de hospitais são as apostas da Região de Aveiro para os fundos europeus.

2018-10-04 08:18

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro definiu a capacitação do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), as Vias Estruturantes de sustentabilidade dos acessos a áreas de Localização Empresarial da Região, a Qualificação da Ria de Aveiro e a Ligação Ferroviária Aveiro / Viseu / Salamanca, como as quatro prioridades da Região de Aveiro, para o Plano Nacional de Investimentos / PNI 2030.

As propostas agora apresentadas recolheram o consenso dos 11 Municípios da CIRA e fazem parte da Estratégia Integrada de Base Territorial da Região de Aveiro, em execução.

A estrutura liderada por Ribau Esteves afirma-se disponível para apresentar de forma completa e detalhada estas prioridades, que têm já trabalho executado e em curso, mas que exigem proximidade com vários departamentos Governamentais, o CHBV, a Universidade de Aveiro, entre outras.

Os Fundos Comunitários do Quadro Pós-2020 são o foco deste trabalho que no caso da capacitação do Centro Hospitalar do Baixo Vouga pretende estudar a viabilidade de integração no CHBV dos Hospitais de Ovar e Anadia e tem um valor previsional do investimenton de 120 milhões de euros.

A melhoria da rede de Vias Estruturantes dos acessos a áreas de Localização Empresarial da Região de Aveiro aposta na criação de circulares e ligação a pólos industriais com valor previsional do investimento de 77 milhões de euros.

A qualificação da Ria de Aveiro, Defesa Costeira e Gestão das Alterações Climáticas apresenta um valor previsional do investimento de 200 milhões e a fatura mais pesada é o corredor ferroviário Aveiro / Viseu / Salamanca com um valor previsional do investimento 1.200 milhões de euros.