Regiões produtoras de vinho do centro promovem Semana do Enoturismo.

2017-11-06 14:39

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A ‘Semana de Enoturismo no Centro de Portugal’ decorre com as regiões vitivinícolas da Bairrada, da Beira Interior, do Dão, de Lisboa e do Tejo a promoverem a reflexão sobre o vinho e o turismo.

O início das ‘VII Jornadas de Enoturismo’ vai ser marcado por um jantar no Convento de São Francisco, em Coimbra, esta segunda, presidido por Vasco Avillez, Presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, e Jorge Sampaio, Presidente da Associação Rota da Bairrada, e onde a relação entre o vinho e a religião será motivo de debate pela jornalista Aurora Miguel.

Seguem-se dois dias, em que as manhãs são dedicadas à partilha de informação, de experiências e ao debate e as tardes reservadas para o “trabalho de campo”, com a visita a espaços de relevo no território bairradino, como sejam a Mata do Bussaco, a Quinta do Encontro, as Caves Messias e as Caves São João. ‘Sustentabilidade’, ‘Património’, ‘Enogastronomia’ e ‘Vinho, Saúde e Termalismo’ dão título aos quatro painéis destas ‘Jornadas’.

As boas-vindas e as notas de enquadramento serão dadas por Pedro Machado, Presidente da Turismo do Centro, Vasco Avillez, Presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, Ana Abrunhosa, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, e Jorge Sampaio, Presidente da Associação Rota da Bairrada.

“O vinho – aliado à vinha e ao património – é um importante motor de promoção e desenvolvimento do território nacional. Se ao vinho aliarmos o turismo, o enoturismo resulta de uma equação quase perfeita. Esta é, assim, uma iniciativa que visa afirmar as condições do Centro de Portugal para a actividade do enoturismo, reforçar a ligação do sector vinícola ao turismo, avaliar o contributo do enoturismo para a sustentabilidade das regiões, assim como partilhar boas práticas a nível nacional e internacional nas temáticas da sustentabilidade, do património, da enogastronomia e do vinho e saúde”, refere a organização.

Os trabalhos desta terça arrancam, às 9h30, no Grande Hotel do Luso, na Mealhada.