Região de Aveiro manteve preços e regista subida da taxa de ocupação da hotelaria em Julho.

2019-10-03 10:47

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

De acordo com o AHP Tourism Monitors, ferramenta exclusiva de recolha de dados da Hotelaria nacional trabalhados mensalmente pela Associação da Hotelaria de Portugal, em julho de 2019 a Taxa de Ocupação nacional fixou-se nos 81%, enquanto o preço médio por quarto decresceu 1%, face ao mesmo mês do ano anterior.

Aveiro cresceu a um nível superior à média nacional e foi mesmo o destino com maior subida.

Em julho de 2019, a TO em Portugal subiu 0,8 p.p., atingindo os 81%. Destaque para o crescimento expressivo neste indicador nos destinos Aveiro (mais 14,9 p.p.), Açores (mais 6,5 p.p.) e Minho (mais 6,2 p.p.).

Em sentido contrário, os destinos Alentejo, que caiu 4,3 p.p., acompanhado pela Madeira, menos 4,2 p.p., e Beira Interior & Viseu, menos 3,3 p.p..

Já quanto ao preço médio por quarto, este decresceu 1%, fixando-se nos 116 euros. Neste indicador, a destacar a quebra dos destinos Beira Interior & Viseu (menos 13%), Leiria/Fátima/Templários (menos 10%) e Lisboa (menos 6%).

Cristina Siza Vieira, CEO da AHP, declara que “julho foi um mês um pouco atípico, com alguns destinos a sacrificar os preços para aumentar a taxa de ocupação, como foi o caso de Leiria/Fátima/Templários e Lisboa. No entanto, deve destacar-se que destinos como Açores, Grande Porto, Aveiro e Algarve registaram, neste mês, uma ocupação acima dos 80%. Crescendo na TO sem sacrifício do preço.”

A região de Aveiro apresentou uma variação positiva de 18% no ARR e o preço médio por quarto disponível (RevPar) fixou-se nos 72 euros. A TO foi de 84%, mais 14,9 p.p. do que em junho de 2018.