Região de Aveiro, Câmara de Ílhavo e Universidade no Fórum do Mar.

2015-11-17 08:50

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro vai participar no Fórum do Mar que arranca esta terça e se prolonga até quinta, na Exponor, em Matosinhos. A participação da UA está integrada no stand da Região de Aveiro, com o lema "Região de Aveiro - Um futuro com Mar". A UA planeou a sua presença no sentido de mostrar diversas facetas da investigação e inovação desenvolvida na instituição, com potencial aplicação nos diversos setores da economia do mar.

Participam, pela Universidade de Aveiro, o Instituto de Ciência e Tecnologias Marinhas de Aveiro (AIMARE), a Plataforma Tecnológica do Mar, uma das estruturas de interface da UA com a sociedade, e várias unidades de investigação e unidades orgânicas.

O Departamento de Física apresenta sistemas de monitorização dos parâmetros físicos das massas de água. O Departamento de Química mostra nano-adsorventes magnéticos e espumas de óxido de grafeno, cuja aplicação permite o tratamento de águas, nomeadamente a remoção de metais da fase aquosa.

O Departamento de Engenharia Mecânica apresenta espumas de alumínio, um material cuja aplicação ao setor naval é muito interessante pelas suas características físicas. Uma maquete do Porto de Leixões, uma das peças essenciais a estudos de minimização de poluição atmosférica, por exemplo em consequência de descargas portuárias de sucatas, é o exemplo apresentado pelo Departamento de Ambiente e Ordenamento. O Departamento de Geociências propõe uma magnetómetro, cuja utilização foi essencial em estudos geofísicos que apoiaram, por exemplo, a descoberta do sítio arqueológico "Ria de Aveiro A".

A mostra também servirá para divulgação do ECOMARE, estrutura de investigação aplicada e divulgação da ciência que fará de interface entre a UA, a sociedade e os agentes económicos no que toca às questões do mar.

Para além da UA, estarão presentes no stand, cujo lema é " Região de Aveiro - Um Futuro com Mar", o Grupo de Ação Costeira (liderado pela Comunidade Intermunicpal da Região de Aveiro), a Câmara Municipal de Ílhavo, a Comunidade Portuária de Aveiro e o Instituto Superior de Ciências da Informação e Administração.