Programa de Investimento em Territórios de Baixa Densidade apresentado em Sever do Vouga

2018-07-04 11:06

Categoria: 

Concelho: 

A Turismo Fundos, em colaboração com a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal e o Município de Sever do Vouga, apresentou o Programa de Investimento em Território de Baixa Densidade. A sessão decorreu no VougaPark-Centro de Inovação e Sever confirmou interesse nesta área.

Criar condições financeiras adequadas para estimular o aparecimento de projetos de investimento na área do Turismo e contribuir para o desenvolvimento e sustentabilidade das economias locais e regionais dos territórios de baixa densidade são alguns dos objetivos do programa que possui uma dotação de 25 milhões de euros.

Presente na sessão de abertura, o vice-presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, Almeida e Costa, referiu a crescente dinâmica do alojamento local no concelho, que conta também com uma boa oferta de turismo rural, e aproveitou para desejar que os proprietários e investidores severenses possam usufruir das mais-valias deste programa.

Com um processo de decisão mais ágil, o Programa de Investimento em Território de Baixa Densidade é uma oportunidade para “dar vida e dinamizar projetos na área do Turismo”.

Pedro Moreira, presidente do Conselho de Administração da Turismo Fundos, explicou aos presentes as orientações do programa. De uma forma simplificada, a Turismo Fundos compra o imóvel (terreno ou edificação) ao proprietário que passa a arrendatário, sendo-lhe permitido exercer o direito de compra.

O valor da compra deve ser utilizado para investir no imóvel para realizar investimentos no âmbito da dinamização turística.

Apesar da calendarização para a entrega de candidaturas apontar para o dia 31 de julho, a Turismo Fundos garantiu que o prazo será prorrogado ou será lançada uma segunda fase do programa.

Os critérios de seleção incidem no contributo para a diminuição das assimetrias regionais e valorização do desenvolvimento sustentável do território, sendo a criação de emprego um ponto a destacar.

Contribuem ainda para uma avaliação positiva o caracter inovador do projeto, relativamente à diferenciação quando comparado a outros existentes na região, assim como a capacidade de disponibilizar serviços que gerem riquezas e diminuição da sazonalidade.