Processo Acelerado para a Inovação financia projeto de empresa do Distrito de Aveiro.

2016-03-10 13:10

Categoria: 

Concelho: 

É do distrito de Aveiro uma das duas PME inovadoras e portuguesas selecionadas para Processo Acelerado para a Inovação. A Comissão Europeia vai atribuir 30,5 milhões de euros a 15 projetos inovadores que envolvem 68 parceiros de 16 países, entre os quais Portugal, a fim de acelerar o seu acesso ao mercado. As duas PME em questão (NOMAD, do Porto, e GLOBAZ, de Oliveira de Azeméis, Aveiro) fazem parte de consórcios que foram vencedores nesta terceira ronda do Processo Acelerado para a Inovação.

Carlos Moedas, Comissário europeu responsável pela Investigação, Ciência e Inovação, explica que se trata de uma aposta na inovação. “Através do Horizonte 2020, pretendemos dar às empresas inovadoras o apoio de que necessitam para acelerar a transição das suas inovações para o mercado. Com estes últimos resultados, o investimento total da UE ascende a cerca de 100 milhões de euros em financiamento de acesso rápido destinados a atividades de inovação próximas do mercado”.

O FTI foi lançado em janeiro de 2015 e constitui uma medida totalmente ascendente para promover as atividades de inovação na sua fase mais próxima do mercado. Apoia conceitos inovadores maduros que já tenham sido objeto de ensaio. As atividades apoiadas incluem sistemas de validação em condições reais de trabalho, ensaios, ações-piloto, validação de modelos empresariais, definição de normas e investigação pré normativa.

O número total de propostas recebidas desde o lançamento do programa atinge um total de 903, das quais 46 receberam um financiamento de mais de 98,7 milhões de euros no total. Quase metade dos participantes no projeto (46%) são PME.

O projeto (Magellan) apresentado pelo consórcio de que faz parte a GLOBAZ redefine o entretenimento com base na localização ao explorar o valor desbloqueado que reside na criatividade de pessoas e organizações. O projeto-piloto é executado através de um convite à apresentação de propostas comum e contínuo.

As propostas podem ser apresentadas em qualquer altura. As próximas datas limite para as candidaturas serão 15 de março, 1 de junho e 25 de outubro de 2016.