“Problema é a escassez de recursos humanos. Há muitas pessoas que saem para fora do país”- INOVARIA.

2015-02-19 17:55

Categoria: 

Concelho: 

Faltam engenheiros no mercado de trabalho das novas tecnologias na Região de Aveiro e no país. O alerta é deixado pela Inovaria, empresa que agrupa as unidades do setor das tecnológicas. Entrevistado à margem da apresentação dos resultados do estudo “SMARTCOAST”, Rui Lopes, presidente da Inovaria, assumiu que nos últimos anos se registou uma perda de profissionais qualificados que é difícil compensar.

“O que sentimos é que as empresas também sofreram com a crise. Temos que nos adaptar aquilo que são as novas necessidades. Não podemos perder a qualidade em que somos fortes. Temos que garantir que os associados trabalham em qualidade. O problema é a escassez de recursos humanos. Há muitas pessoas que saem para fora do país”.

O aviso deixado pelas empresas tecnológicas está relacionado com a necessidade de fomentar o ensino da engenharia. Na realidade atual a rotação de quadros tem vindo a subir em flecha nas empresas. “Estávamos a 5 ou 6 % na rotação e agora estamos a 20%. Tem que ser o sistema a trabalhar para garantir que temos pessoas que gostam desta área. E não pode ser nas universidades. Tem que ser nas secundárias. Isto é uma questão nacional e europeia”.