Primeiro "cinco estrelas" da Região de Aveiro já abriu.

2015-11-13 14:27

Categoria: 

Concelho: 

O Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel já abriu portas. É a primeira unidade "cinco estrelas" na região de Aveiro. Faz a ligação do setor da hotelaria com a tradição de uma das marcas portuguesas reconhecidas a nível internacional. Localizado no Lugar da Vista Alegre, em Ílhavo, a unidade  oferece duas áreas distintas – o hotel e o Palácio -, com 82 quartos, representando um investimento do Grupo Visabeira de 13,3 milhões de euros.

Em processo de requalificação encontram-se as antigas moradias do bairro da Vista Alegre, espaço contíguo ao hotel, que, brevemente, passarão a integrar a unidade hoteleira.

O Palácio, um edifício secular cujo início de construção remonta aos finais do século XVII, mantém o traçado original, com tetos e rebocos em gesso e retratos e paisagens nas paredes. Este edifício centenário conta agora com dez quartos, incluindo quatro suites. Destacam-se a Suite da Capela, que dá acesso ao varandim da Capela Mor, e a Suite do Postigo, que se desenvolve em três níveis, e permite o contacto visual com o Altar da Capela de Nossa Senhora da Penha de França.

As pinturas murais do Palácio, datadas de 1947 (na Sala Fundador) e de 1964 (no Varandim dos Pintores) estão assinadas por Palmiro Peixe, António Joaquim Ferreira e Domingos Constâncio (artistas da Vista Alegre) e foram restauradas, durante meses, por uma equipa especializada. O Varandim dos Pintores e a Sala do Fundador são os espaços mais emblemáticos.

Com uma visão privilegiada sobre o Rio Boco, braço da Ria de Aveiro, o novo edifício oferece 72 quartos, dos quais três suites. Cada um dos três pisos do hotel celebra uma parte do processo de produção da porcelana da Vista Alegre, desde a modelagem, passando pelas peças em branco e finalmente pelas peças decoradas manualmente.

A estrutura inclui restaurante, bares, espaços para eventos e reuniões. Trata-se da 12ª unidade hoteleira do Grupo Visabeira com presença na frente ribeirinha do canal de Ílhavo (Boco), da Ria de Aveiro, próximo de capela, palácio e fábrica cuja presença remonta a 1824.

Com uma área bruta de construção superior a 12 mil metros quadrados, o Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel, assinado por uma equipa de arquitetos do Grupo Visabeira, liderada por Paula Fonseca Nunes e Tiago Araújo, é considerado pela empresa como "um pedaço vivo da história da região".