Pré-aviso de greve de estivadores estende-se até Maio.

2016-04-15 14:57

Categoria: 

Concelho: 

O Sindicato dos Estivadores estendeu o pré-aviso de greve para os portos de Lisboa e Figueira da Foz, que terminava a 5 de maio, até ao dia 12 do mesmo mês. Apesar dos apelos da Ministra do Mar ainda não há sinal de entendimento.

O Sindicato dos Trabalhadores do Tráfego e Conferentes Marítimos do Centro e Sul de Portugal adianta que o pré-aviso de greve para os portos de Lisboa e da Figueira da Foz, com incidências reflexas no porto de Setúbal, envolve os trabalhadores portuários efetivos, bem como os que possuem vínculo contratual de trabalho portuário de duração limitada.

Desde 14 de novembro, o sindicato dos estivadores tem vindo a entregar sucessivos pré-avisos de greve, que se prolongavam pelo menos até 31 de janeiro, devido à falta de entendimento com os operadores do Porto de Lisboa em fechar um novo contrato coletivo de trabalho.

A Associação dos Agentes de Navegação de Portugal (AGEPOR) manifesta preocupação e afirma-se “revoltada”. Este é um tema que passa também pelas mãos da Administração Portuária de Aveiro, liderada por João Pedro Braga da Cruz, que tem responsabilidades de gestão na Figueira da Foz.