Negócio tradicional de produção de croissants ressurge no Oita

2016-11-22 11:54

Categoria: 

Concelho: 

A antiga proprietária da croissanteria no Centro Comercial Oita é uma das peças chamadas ao relançamento do negócio que fez escola em Aveiro nos anos 80 no auge do centro comercial construído na avenida Dr Lourenço Peixinho, em Aveiro.

O ano 1984 ficou como referência no surgimento de uma das casas de comércio mais emblemáticas e de maior sucesso em Aveiro que viria a encerrar em 2000 numa fase de declínio do espaço que foi perdendo sucessivamente várias lojas e cinema.

A Croissanteria do Oita ressurge como projeto que alia a tradição ao local de comercialização na tentativa de captar a atenção dos indefetíveis.

“Quem não se recorda do aroma que deambulava por todo o Centro Comercial, chegando à Avenida? Quem não passou algumas horas nas filas que se formavam até à entrada do Centro Comercial?”, questiona a promotora responsável pelo relançamento deste conceito.

O conhecimento será transmitido pela antiga proprietária, Exalgina Varela, que surge como “peça fundamental” para garantir os produtos em linha com a produção do passado.

“Juntaram-se assim duas gerações: a geração que criou a croissanteria, e a geração que consumiu da croissanteria. E fruto de a quererem muito de volta, estão a reunir esforços, para que muito em breve se voltem a abrir as portas do Centro Comercial Oita em direção à Croissanteria”.

As obras de remodelação do espaço já estão em curso e surgem numa altura em que se debatem soluções para revitalizar o comércio.

Alunos da Universidade de Aveiro foram desafiados a apresentar sugestões para revitalizar áreas como o Oita, o RiaPlano, o 2002 e o espaço comercial do Bairro do Liceu. A falta de comerciantes e as lojas vazias deixaram muitas áreas ao abandono e a autarquia tenta perceber de que forma será possível relançar a atividade em zonas que já foram nobres mas que perderam clientes e lojas.

O Centro Comercial Oita foi inaugurado em 1983 e é um dos mais antigos da cidade de Aveiro. Tem o nome da cidade japonesa geminada com Aveiro.