Municípios da CIRA visitaram centro de compostagem de Oliveira do Bairro.

2015-02-12 11:59

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A equipa multidisciplinar da Agência para a Sustentabilidade e a Competitividade visitou o centro de compostagem em Oliveira do Bairro. Trata-se de um fórum de debate das ações e eixos temáticos do projeto. Estiveram presentes autarcas e técnicos dos municípios da Região de Aveiro e da CIRA, tendo sido programada, no âmbito dos eixos relativos às temáticas dos resíduos e economia verde, uma visita ao Centro de Compostagem da I.NETO, entidade com quem a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro e outros municípios presentes tem um protocolo para recolha e aproveitamento dos resíduos verdes recolhidos através dos serviços da autarquia.

Neste centro são processadas diariamente toneladas de resíduos orgânicos que depois são direcionados para a fertilização de solos, jardinagem, entre outras aplicações.

Está previsto o alargamento da rede de recolha, tendo a equipa técnica tido a oportunidade de trocar conhecimentos, experiências, debatendo ainda assuntos relativos aos tipos de resíduos encaminhados para valorização, diversas entidades envolvidas e potenciais oportunidades de desenvolvimento e financiamento nestes temas.

A Agência para a Sustentabilidade e a Competitividade é um projeto para a Região de Aveiro, promovido pela Câmara Municipal de Águeda e pela CIRA, integrado na Rede Urbana para a Competitividade e a Inovação (RUCI), que tem por objetivo auxiliar as 11 autarquias da CIRA a contribuir para os objetivos nacionais e internacionais no domínio do desenvolvimento sustentável.