Mira: Verdes querem esclarecimentos do Governo sobre licenciamento de exploração avícola.

2018-10-03 12:20

Categoria: 

Concelho: 

Depois do abaixo-assinado que contesta a instalação de uma exploração avícola a sul de Vagos, o Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério do Ambiente, sobre a implementação de uma “mega exploração avícola em cima de dunas litorais e de infiltração máxima, integradas na Reserva Ecológica Nacional (REN) na freguesia do Seixo, concelho de Mira”.

Querem que o Governo diga se considera “justificável a exploração avícola do Seixo ficar localizada em cima das dunas litorais”, se a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro já deu parecer favorável à desafetação da Reserva Ecológica Nacional (REN) e porque razão não foram considerados os impactes do projeto na população, saúde humana e no turismo.

A questão levantada fala da ocupação de uma área de 200 ha, que irá integrar cinco núcleos de produção, cada um com três pavilhões avícolas destinados à engorda de frangos em regime intensivo.

A exploração terá uma capacidade total de 2.670.000 lugares, onde serão anualmente criados cerca de 16 milhões de frangos.

Os Verdes temem pelo impacto da exploração. “Pela sua dimensão e localização a exploração avícola terá efeitos negativos muito significativos em particular no ambiente e na saúde pública, mas também a nível económico”.

Uma parte da população local tem demonstrando descontentamento face ao projeto pelos seus impactos, tendo até já vários moradores transmitido as suas preocupações ao Partido Ecologista Os Verdes.

“O projeto fica localizado em dunas litorais, áreas de infiltração máxima e, como tal, este espaço integra a Reserva Ecológica Nacional (REN). Embora administrativamente possa ocorrer a desafetação da REN, na verdade, a implementação deste mega projeto avícola não deixa de continuar a ser em dunas litorais com infiltração máxima”, refere o Partido Ecologista.

José Luís Ferreira revela que o espaço previsto para o estabelecimento avícola é limítrofe a oeste e a norte com a Zona de Proteção Especial (ZPE) Sítio da Rede Natura 2000 Dunas de Mira, Gândara e Gafanhas e insere-se também na bacia hidrográfica do rio Vouga, a dois quilómetros a montante do Sítio Ria de Aveiro.

“É percetível que esta exploração avícola possa trazer impactos também para as áreas da Rede Natura 2000, em particular para o sítio Dunas de Mira, Gândara e Gafanhas”.