Miguel Viegas quer acelerar adaptação do processo de certificação de ovos-moles para exportação.

2015-04-25 09:05

Categoria: 

Concelho: 

Miguel Viegas assume o compromisso de apoiar a Associação de Produtores de Ovos Moles de Aveiro na adaptação do processo de certificação agora que a ultra-congelação pode ajudar a dar novo alcance à comercialização de ovos-moles. O Eurodeputado do PCP esteve reunido com a direção da APOMA. Os Ovos Moles de Aveiro representam um produto com indicação geográfica protegida, certificado pela União Europeia. Trata-se de um recurso endógeno produzido exclusivamente a partir de produtos e serviços da Região.

Com avanços recentes, fruto de um importante investimento na investigação, foi possível garantir um método de congelação que mantém todas as características do produto, alargando assim de forma exponencial as possibilidades de exportação. “Havendo já contactos e inúmeras oportunidades de negócio em vista, todos os processos encontram-se dependentes da aprovação do pedido de adaptação do processo de certificação tendo em conta esta nova realidade. Depois de um longo calvário, o processo está junto da Comissão Europeia em fase de apreciação”.

Miguel Viegas comprometeu-se a tudo fazer para “acelerar o processo”. Neste sentido, o PCP, através do seu Grupo Parlamentar no Parlamento Europeu irá questionar a Comissão Europeia sobre o assunto, diligenciando igualmente contactos junto da representação do governo português em Bruxelas, no sentido de aumentar a pressão e desbloquear a situação.“Neste momento de profunda crise social e económica que decorrem de décadas de políticas de abandono do nosso aparelho produtivo, cabe ao poderes públicos tudo fazer para apoiar projetos desta natureza que podem representar mais riqueza e mais emprego na região de Aveiro”.