Meios de comunicação apostam no desenvolvimento digital.

2017-10-04 11:35

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Comissão de Acompanhamento dos Regimes de Incentivo à Leitura de Publicações Periódicas e dos Incentivos do Estado à Comunicação Social na Região Centro aprovou 15 candidaturas, que representam um investimento de 184 mil euros e uma comparticipação do orçamento de Estado de 110 mil euros.

A área da comunicação social continua a ser das que movimenta menos verbas confirmando as dificuldades do setor e a reduzida capacidade de investimento. O destaque vai para o desenvolvimento digital com cinco candidaturas aprovas num investimento de 109 mil euros com incentivos de 63 mil. Seguem-se as candidaturas para a modernização tecnológica e o desenvolvimento de parcerias estratégicas com incentivos a rondar os 20 mil euros.

Na Região Centro, 59 publicações beneficiam do Incentivo à Leitura de Publicações Periódicas, sendo que 27 beneficiam de majoração por se encontrarem em territórios da baixa densidade e que duas se referem a informação especializada. Em 2017, o montante de comparticipação validado aos operadores postais foi de cerca de 850 mil euros.

A Comissão de Acompanhamento dos Regimes de Incentivo à Leitura de Publicações Periódicas e dos Incentivos do Estado à Comunicação Social na Região Centro, que reuniu, esta terça, é composta por representantes da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, que preside, dos membros do Governo nas áreas do Desenvolvimento Regional e da Comunicação social, das Finanças, Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais e das associações Nacional de Municípios Portugueses, Portuguesa de Imprensa, Imprensa Diária, Portuguesa de Radiodifusão, Nacional de Imprensa Regional e da Imprensa e Rádios de Inspiração Cristã.