Mais Centro conseguiu alcançar os 100% de execução em Março deste ano.

2016-04-07 19:52

Categoria: 

Concelho: 

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro anuncia que o Programa Operacional Regional do Centro - Mais Centro, no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), atingiu, a 31 de Março de 2016, três meses após o seu encerramento, a taxa de execução de 100%.

Nos sete anos de realização do Programa foram aprovados 4.258 projetos, a que corresponde um investimento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional de 1,7 mil milhões de euros, alavancando um investimento total para a Região Centro de 2,1 mil milhões de euros.

Para a Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa, «os principais responsáveis por este bom desempenho foram os promotores de projetos na Região Centro. Não posso deixar de fazer especial menção aos municípios que foram responsáveis por cerca de 53,4% da execução do Programa, tendo executado cerca de 98,4% do aprovado. Gostaria também de destacar os valores investidos em projetos na área da ciência e da tecnologia, que totalizam cerca de 171 milhões de euros, e do apoio a empresas com cerca de 300 milhões de euros. Sublinho também o facto da Região Centro ter feito uma boa aplicação dos fundos comunitários nas áreas da saúde, educação, cultura, regeneração urbana e ambiente. Estes investimentos foram determinantes para a melhoria das condições de vida e de trabalho das pessoas e contribuíram para tornar a Região Centro mais competitiva e mais atrativa».

Entre os mais de 4 mil projetos apoiados pelo Mais Centro destacam-se 1.906 empresas, 450 start-ups, 38 unidades de saúde, 242 centros escolares do Ensino Básico e da Educação Pré-Escolar, 22 projetos de modernização de serviços públicos, 498 projetos de regeneração urbana,  112 equipamentos desportivos, sociais e culturais e 140 projetos de infraestruturas científicas e tecnológicas, parques de ciência e tecnologia e incubadoras de empresas e de áreas de acolhimento empresarial e logística.