Luís Pato nas 100 melhores adegas do mundo.

2019-10-10 10:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Luís Pato, produtor vitivinícola e marca de vinhos da Região Demarcada da Bairrada, consta na edição de 2019 da lista das 100 melhores adegas do Mundo – ‘TOP 100 Wineries of 2019’ .

Trata-se de uma seleção da conceituada publicação norte-americana Wine & Spirits.

Produtores portugueses neste ranking são apenas cinco. Juntam-se a Luís Pato, três do Douro (W&J Graham’s, Quinta do Noval e Taylor Fladgate) e um da região dos Vinhos Verdes (Soalheiro).

A distinção atribuída pelo crítico de vinhos, director e proprietário da revista, Joshua Greene, é efectuada com base na “qualidade e solidez” das empresas vínicas que analisam.

De notar que, anualmente, a Wine & Spirits prova mais de 11 mil vinhos de todo o Mundo, sendo que este ano contemplou produtores de vinhos de 15 países.

Para Luís Pato, “é sempre um orgulho ter um reconhecimento de uma revista cujo editor é, talvez, o melhor conhecedor americano dos vinhos portugueses não fortificados. Convém notar que foi a décima vez nesta revista, portanto trata-se de um reconhecimento do nosso passado e presente”. Segundo o empresário bairradino, este apreço “tem o peso de um longo acompanhamento do nosso percurso de modernização e inovação dos vinhos da região, tendo como foco a casta Baga”.

Quanto às vendas, Luís Pato é da opinião de que esta distinção irá reflectir-se nos negócios com os Estados Unidos, o maior mercado de exportação da sua empresa, bem como no país vizinho, o Canadá.

“Ou seja, são sempre uma porta aberta para o acréscimo no volume de negócios do outro lado do Atlântico”.

O mesmo se verifica quando os vinhos Luís Pato recebem a pontuação do especialista de vinhos Robert Parker ou as críticas da reconhecida jornalista de vinhos Jancis Robinson. Como resultado, a marca prospera no Norte e no Sul da América, nomeadamente no Chile, no México e no Brasil.