Leonor Freitas em conversa sobre vinhos na UA.

2017-01-23 09:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Leonor Freitas, sócia-gerente da Casa Ermelinda Freitas, vai estar na Universidade de Aveiro esta segunda na abertura de novo ciclo IEUA Sharing. A tertúlia, com o título “Partilha de Experiência Família” aborda a vida no mundo dos vinhos.

A vida de Leonor Freitas confunde-se, desde a primeira hora, com a terra e as propriedades da família que a viram nascer. Apesar de uma carreira profissional bem-sucedida na área da saúde, sempre acompanhou de perto o trabalho na terra desenvolvido pelos seus familiares e muito consolidado pelos seus pais, Manuel João de Freitas e Ermelinda Freitas. Optando, em 2004 dedica-se a tempo inteiro a este setor.

O seu trabalho tem contribuído para a consolidação da Casa Ermelinda Freitas e para o reconhecimento e divulgação dos vinhos da região da Península de Setúbal, quer a nível nacional quer internacional. Foi com a atual gestão que se deu a grande mudança, criando marcas próprias.

Atualmente, a Casa Ermelinda Freitas é uma das maiores produtoras do sector vitivinícola da região de Palmela, produzindo hoje 14 milhões de litros de vinho por ano. Destaca-se a atribuição do prémio de Inovação e Empreendedorismo em novembro de 2008, pelo Ministro da Agricultura. O sucesso e consciência social levou à condecoração de Leonor Freitas pelo então Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, com a Comenda de Ordem de Mérito Agrícola a 10 de Junho de 2009.

Cada prémio conquistado foi também um marco, destacando-se o Syrah 2005 considerado o melhor vinho tinto do Mundo na edição de 2008 do Vinalies Internationales, em Paris.

Hoje, a Casa Ermelinda Freitas possui 440 hectares de vinha, perfazendo um total de 29 castas diferentes, usadas atualmente na Casa Ermelinda Freitas. Tem 287 Medalhas de Ouro, 327 de prata e 174 de bronze.

O encontro decorre a partir das 14h30 no auditório do edifício 1 do campus da UA.