Jovens de Oliveira do Bairro em concurso europeu de ciência.

2017-09-22 09:25

Categoria: 

Concelho: 

Jovens Cientistas de Oliveira do Bairro representam Portugal no Concurso Europeu de Ciência. A 29º Edição do European Union Contest for Young Scientists (EUCYS) realiza-se este ano na cidade de Tallinn, na Estónia, a partir de hoje e até 27 de Setembro. Cerca de 200 jovens de 38 países disputam um dos mais prestigiados prémios europeus de ciência

Os Jovens Cientistas Portugueses destacaram-se na Mostra Nacional de Ciência, promovida pela Fundação da Juventude em junho no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

EasyPark é um dos projetos que depois se ter destacado na Mostra Nacional de Ciência nacional, segue agora para a Final Europeia de Ciência. Desenvolvido na Escola Secundária de Oliveira do Bairro por Beatriz Bastião, Luís Pinto e Olavo Saraiva, o projeto de engenharia aposta na redução de desigualdades sociais.

Segundo os autores «trata-se de uma iniciativa inovadora que irá melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência física e aumentar a sua independência. Na prática a ideia é instalar em cada local de estacionamento prioritário um pilarete automático, a ser ativado a partir da leitura de matrícula para impedir que as pessoas estacionem ilegalmente. O dispositivo manterá os lugares de estacionamento prioritários livres para aqueles que realmente precisam».

Promovido pela Comissão Europeia, o concurso conta com a participação de cerca de 200 jovens cientistas que, oriundos de 38 países levam a concurso projetos das mais variadas áreas da ciência como seja Biologia, Ciências do Ambiente, Ciências Médicas, Ciências Sociais, Economia, Engenharias, Ciências da Computação ou Psicologia.