"Investimento chinês em Portugal já ultrapassou os 9 mil milhões de euros" - Embaixador da China.

2018-09-26 08:22

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

As relações Portugal – China estão como nunca e a Rota da Seda vai ajudar a aprofundar essa relação nas dimensões cultural e económica.

O tema esteve em foco na abertura da exposição “Uma Faixa, uma Rota”, patente no edifício da Reitoria da Universidade de Aveiro (UA).

A proposta de criação de uma nova faixa económica e de uma rota marítima, que reativem as antigas Rotas da Seda e liguem a Ásia à Europa e a África, foi apresentada pelo Presidente Chinês, Xi Jinping, num discurso no Cazaquistão, em setembro de 2013.

O Embaixador da República Popular da China, Cai Run, não tem dúvidas: as relações entre países vivem um bom momento e os dois países apresentam indicadores objetivos ao nível do investimento, do turismo e do ensino de línguas.

Os negócios bilaterais representam cerca de 5 mil milhões de euros. As importações e as exportações crescem a bom ritmo. E o investimento externo registou crescimento galopante com a Região de Aveiro atenta e interessada em captar novos investimentos.

O embaixador Cai Run espera que esse movimento siga com vitalidade (com áudio)

O Reitor da Universidade de Aveiro não esconde que a UA partiu na linha da frente, nos anos 80, com aposta na China no âmbito da política de internacionalização.

Há hoje acordos com 17 universidades chinesas e centenas de alunos chineses em Aveiro. Paulo Jorge Ferreira afirma que essa rota é para manter (com áudio)

Na entrega dos prémios do Concurso “Uma Faixa, Uma Rota”, a aluna vencedora, Ana Cunha, admite que o seu futuro profissional irá beneficiar dessa aprendizagem da língua, nem sempre fácil.

"É um bocadinho difícil mas sempre tive interesse pela língua asiática. O meu curso apresenta várias perspetivas de trabalho. Temos muitas opções". 

A antiga Rota da Seda, dirige-se a países Asiáticos, Europeus e Africanos, e visa construir uma rede que interligue estes continentes.

Carlos Morais, do Instituto Confúcio, da UA, refere a dimensão cultural e económica deste movimento assumido pela administração chinesa. E revela que o conhecimento sobre a China é pilar desta rota (com áudio)

Mais de 100 países e organizações internacionais têm apoiado e participado, de forma dinâmica, nesta iniciativa. Baseando-se no princípio de crescimento mútuo através de diálogos e cooperações, a iniciativa "Uma Faixa, Uma Rota" tem como objetivo impulsionar um desenvolvimento conjunto entre os países e regiões ao longo da rota, assim como promover a construção de uma comunidade de interesses e destinos partilhados.

A iniciativa, avaliada em 900 mil milhões de dólares, contempla a construção de uma rede de portos, estradas, caminhos-de-ferro, oleodutos e gasodutos, centrais elétricas e outros projetos de desenvolvimento de infraestruturas entre as regiões, criando assim a zona económica mais extensa do mundo.

Portugal é o ponto de partida da antiga Rota Marítima da Seda na Europa. Atualmente, a iniciativa "Uma Faixa, Uma Rota" tem proporcionado novas oportunidades para a cooperação pragmática entre a China e Portugal em vários domínios.