Inovadomus apresenta no Porto novo projeto “Construção para a Saúde”.

2018-11-28 08:04

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Associação Casa do Futuro, sedeada em Ílhavo, lança projeto pioneiro de construção para a saúde na cidade do Porto.

A InovaDomus - Associação para o Desenvolvimento da Casa do Futuro - apresenta publicamente o novo projeto “Construção para a Saúde”, esta quarta-feira, dia 28 de novembro, às 15h, na sede da Ordem dos Arquitetos, no Porto.

Com a indústria da saúde a constituir-se um dos motores da economia e a hospitalização domiciliária a tornar-se uma realidade, este projeto irá procurar e partilhar informação e conhecimento para uma construção mais saudável.

Uma das primeiras tarefas a que se propõe é coligir as normas internacionais que parametrizam a construção saudável, com o contributo de um conjunto de especialistas alargado, entre engenheiros civis, engenheiros informáticos, médicos, psicólogos, e outros especialistas.

Obtida a validação da Organização Mundial da Saúde, haverá depois o trabalho de adaptação desses parâmetros à escala nacional e, eventualmente, europeia.

“Os desafios da construção para a saúde são complexos: por um lado a construção está associada a estratégias de custo, ao invés da diferenciação; por outro, as pessoas passam cerca de 90% do seu tempo no interior de edifícios, quer seja em suas casas quer seja no local de trabalho; e por outro lado, ainda, estão a viver cada vez mais tempo, conduzindo a que cada vez mais idosos vivam sozinhos e em lares”, explica António Oliveira, Presidente da InovaDomus.

Criada em 2002, a InovaDomus é uma Associação sem fins lucrativos, constituída por 10 associados - Universidade de Aveiro, Efapel, Extrusal, Iberfibran, OLI, Rederia, Revigrés, Saint-Gobain Weber, TEKA e Umbelino Monteiro -, que promove a cooperação universidade-indústria e incentiva as empresas a desenvolverem inovações para o setor do habitat.

O presidente da empresa Oli, que lidera este cluster, vai fazer a abertura da sessão, às 15h, e o secretário de estado da Economia, João Correia Neves, participa no encerramento às 16h45.