Indústria do futuro apresenta-se em Aveiro.

2023-06-29 09:43

Categoria: 

Concelho: 

A Bosch recebe, hoje, o encontro de parceiros para apresentar resultados em projeto de modernização da indústria.

O “Augmented Humanity” procura reduzir emissões, melhorar a eficiência dos processos industriais, desenvolver processos produtivos de acordo com as características da população ativa e preparar recursos humanos para uma nova realidade industrial (indústria 4.0).

O conceito visa a integração harmoniosa de competências humanas e de computação para melhorar capacidades produtivas desenvolvendo capacidades apresentadas pelo fator humano.

Um projeto que visa a transformação da indústria em nome do bem-estar dos trabalhadores numa visão mais humanizada do sistema produtivo.

É um projeto com áreas de aplicação em Lisboa, zonas Norte e Centro e que tem na Bosch um dos pilares no setor da indústria.

Mobiliza empresas como a Altice, Bosch, Ikea, AAPICO, Oli, Huawei, centros de competências e universidades e plataforma TICE.

A liderar o consórcio está a Bosch e a UA surge como líder científico num projeto de investimento de 8 milhões de euros, cofinanciado pelo FEDER através do Portugal 2020 - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) e do LISBOA 2020.

“Falamos de novos processos, novos produtos, tecnologias emergentes e sistemas de comunicação, informação e de apoio à decisão para a execução e gestão das operações do dia a dia na indústria. O que diferencia o Augmanity da generalidade dos projetos na área da indústria 4.0, é que colocámos o potencial e fator humano no centro dos desenvolvimentos de todas as soluções tecnológicas, que vão desde a robótica colaborativa, conectividade, realidade aumentada até à ciência de dados aplicada à indústria”, explica Nelson Ferreira, da Bosch.

O responsável pelo projeto fala de uma transformação que vai marcar o futuro das empresas.

“A Fábrica do Futuro é uma fábrica conectada e focada no colaborador”.

Os resultados serão apresentados na jornada de trabalho desta tarde nas instalações da Bosch.