Ilídio Pinho em conferência no cineteatro Alba.

2016-01-20 08:17

Categoria: 

Concelho: 

Ilídio Pinho, empresário emblemático do setor da indústria metalomecânica, vai estar em Albergaria-a-Velha esta quarta, às 15h00, para recordar uma carreira não só dedicada ao empreendedorismo, mas também às causas públicas. Inicialmente programada para a Biblioteca Municipal, a conversa irá decorrer no Cineteatro Alba.

Na iniciativa, organizada pelo Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha, em parceria com a Câmara Municipal, Ilídio Pinho estará acompanhado por Joaquim Azevedo, ex-Secretário de Estado da Educação e professor catedrático da Universidade Católica Portuguesa, e José Mendonça, professor catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e autor da biografia “Ilídio Pinho: Uma Vida. O Empresário e a Utilidade Pública”.

Ilídio Pinho nasceu em 1938 no seio de uma família industrial e criou a sua primeira empresa de embalagens, a Colep, em 1964, após um desentendimento com o pai e os irmãos sobre uma sociedade familiar.

Ao longo dos anos o empresário alargou as suas áreas de negócio para a finança, transportes, papel, metalomecânica e lacticínios, entre outros. Sempre

preocupado com a utilidade pública, desempenhou também inúmeros cargos pro bono. Em 2000, lançou a Fundação Ilídio Pinho com a missão de pugnar pela "Ciência ao Serviço do Desenvolvimento e da Humanização", em estreita relação com as escolas, a universidade e a sociedade civil.

O espírito empreendedor e a dedicação à comunidade têm-lhe granjeado inúmeros elogios de personalidades de diferentes quadrantes políticos como Pedro Passos Coelho ou Mário Soares, que o descreveu como “um homem com uma visão para Portugal”.

Ilídio Pinho foi condecorado com a Comenda da Ordem de Mérito Industrial (1987) e a Grã- Cruz da Ordem do Mérito (1995) pela Presidência da República.