Ílhavo: Dia Mundial da Criatividade lança debate sobre Makerspaces.

2017-11-13 11:45

Categoria: 

Concelho: 

Contagem decrescente para a inauguração do “Makerspace BMI – Juntos Fazemos” em Ílhavo.

A Autarquia agendou para sexta um encontro de reflexão e debate sobre os Makerspaces. Assim, no dia 17 de novembro (sexta-feira), Dia Mundial da Criatividade, a comunidade em geral e os profissionais da educação e das bibliotecas estão convidados a participar nesta sessão que terá lugar na Biblioteca Municipal de Ílhavo e já com a presença confirmada do diretor-geral do Livro, Silvestre Lacerda.

Este encontro terá início às 14h00 com a abertura do secretariado, seguindo-se a sessão de boas-vindas pelo Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fernando Caçoilo (14h30). O painel das 14h45 contará com as intervenções de Pedro Pombo, da Fábrica Centro Ciência Viva - Universidade de Aveiro, sobre a temática “Makerspaces – utopias ou realidades”, e de Bruno Eiras, Diretor de Serviços das Bibliotecas da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas sobre “Makerspaces em Bibliotecas Públicas – que futuro?”.

A reflexão e o debate serão moderados por Andreia Brites (jornalista e mediadora).

Após a pausa para café, terá lugar, pelas 16h30, a inauguração do “Makerspace BMI – Juntos fazemos!”, espaço que será composto por valências diferenciadas, impressão 3D, recicláveis (papeis e plásticos), pequena robótica, fotografia artesanal, permitindo ao utilizador fazer, criar, mudar. Estas valências resultam de uma parceria entre a Câmara Municipal de Ílhavo e duas entidades parceiras: Fábrica Centro Ciência Viva da Universidade de Aveiro e a Beeverycreative.

Neste sentido, a Beeverycreative fará uma apresentação sobre “Impressão 3D – O que é e para que serve” e a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro terá a seu cargo uma sessão de demonstração intitulada “Experimentar e criar com Doing - Makerspace da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro”.