Grupos de Ação Local assinam contratos de financiamento na quinta em Leiria.

2016-06-07 20:30

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional Centro 2020 formaliza, esta quinta, pelas 15h, em Leiria, o protocolo de articulação com 29 Grupos de Acão Local (GAL) da Região Centro (24 rurais e 5 costeiros), responsáveis por concretizar as Estratégias de Desenvolvimento Local.

Em causa está a aplicação de 103 milhões de Euros de fundos da União Europeia para o apoio a iniciativas de promoção da competitividade e coesão de territórios rurais e costeiros, através do financiamento do Programa Centro 2020, do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020) e do Programa Operacional Mar 2020.

Com esta formalização estão finalmente reunidas as condições para a implementação das Estratégias Territoriais integradas, promovidas pelas comunidades locais, com especial destaque para a abordagem LEADER, através da mobilização do instrumento regulamentar Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC).

O instrumento DLBC e a abordagem LEADER visam a dinamização económica local, a revitalização dos mercados locais e, em geral, a diversificação das economias locais, em territórios rurais, costeiros ou urbanos economicamente fragilizados ou de baixa densidade populacional, constituindo uma contribuição fundamental para o desenvolvimento rural sustentável.

Nos grupos de ação local rurais, a Associação Industrial do Distrito de Aveiro lidera duas candidaturas a Sul (3,5 milhões) e a Norte (3,4 milhões). No caso dos grupos de ação costeira a CIRA tem uma verba de 3,9 milhões para gerir.