Grua de alto rendimento reforça competitividade do Porto de Aveiro

2014-12-16 23:28

Categoria: 

Concelho: 

Duas novas gruas, uma delas de alto rendimento, foram esta terça-feira descarregadas no Porto de Aveiro, destinadas à operação portuária da PTM Ibérica, que pretende movimentar novas cargas e tornar o Porto mais competitivo.

A PTM Ibérica, ligada ao grupo marítimo ERSHIP, com sede em Madrid e que está presente em dezoito Portos de Espanha, entrou no Porto de Aveiro em Julho, depois de o Governo ter revisto as concessões portuárias, na sequência do Memorando de Entendimento com a Troika.

No Porto de Aveiro operavam até então a Aveipor e a Socarpor, do mesmo grupo, e a entrada de um terceiro operador tem sido vista como decisiva para Aveiro passar a movimentar contentores.

Segundo disse à Lusa Carla Simões, da PTM Ibérica, as duas gruas foram hoje descarregadas e durante esta semana deverão ficar operacionais, não especificando a que cargas se destinam. "Vamos trazer novas cargas para cá para rentabilizar as infraestruturas existentes", disse Carla Simões, adiantando que, através da sede em Madrid, a empresa deverá ter em Aveiro novos clientes espanhóis, mas não só".

As duas gruas foram transportadas para Aveiro pelo navio MV Stellaprima, do armador holandês Jumbo Maritime, tendo hoje ficado concluída a sua descarga.

Uma das gruas é adequada à movimentação de contentores, carga geral e granéis, com capacidade de elevação de 104 toneladas e alcance até 48 metros, sendo considerada uma grua de alto rendimento. A outra tem uma capacidade de elevação de 17 toneladas e alcance máximo de 30 metros, destinando-se à movimentação de carga geral.

Em Maio, o Presidente da Administração do Porto de Aveiro, José Luís Cacho, havia manifestado a convicção de que, com a entrada de novos operadores portuários, o Porto de Aveiro viria a movimentar contentores.

Em declarações à Lusa, José Luís Cacho considera que a situação de "quase monopólio" no negócio da movimentação de cargas contentorizadas tem prejudicado a execução do Plano Estratégico do Porto de Aveiro, cujas infraestruturas foram concebidas tendo em conta esse objetivo.

Com as obras realizadas na última década, o Porto de Aveiro passou a dispor de um cais de 450 metros, com 13 hectares de terraplenos, com um potencial de expansão em 500 metros e 38 hectares, mas os operadores portuários instalados não haviam mostrado interesse em operar contentores, já que operavam as mesmas cargas em Leixões e Lisboa.