Gafanha da Encarnação: PS desafia Junta a criar Festival da Ostra.

2018-07-03 08:04

Categoria: 

Concelho: 

O Partido Socialista na Assembleia de Freguesia da Gafanha da Encarnação, liderado por Sérgio Magueta, quer um Festival da Ostra na Gafanha da Encarnação como forma de mostrar as riquezas da ria e diz que a Junta de Freguesia deve lutar por esse objetivo.

Ideia incluída na moção aprovada na última reunião de assembleia que visa a participação ativa da Junta de Freguesia junto da indústria mariscadora local.Assinala que além da “excelente qualidade mundialmente reconhecida”, exportam-se da Gafanha da Encarnação mais de 400 toneladas por ano (dados de 2015).

Atualmente é uma atividade que mantém dezenas de postos de trabalho diretos, em que praticamente a totalidade da produção se destina à exportação.Naquela proposta, a bancada do PS defende que a Junta de Freguesia “deve alavancar esta indústria em benefício de toda a região”.

Defende a promoção de um posto de degustação de marisco junto à frente ria; a cooperação com as entidades competentes para uma devida reorganização da frente ria, especificamente no que diz respeito à limpeza e controlo de resíduos nas margens da ria e, por fim, a envolvência ativa da Junta na organização de um “festival da ostra” em parceria com os mariscadores e com a restauração local.

A bancada Social Democrata optou pela abstenção e o PS diz não compreender essa posição. “Lamenta-se esta indiferença por parte da maioria PSD pois, afinal, apenas se pretende promover e valorizar os activos da Freguesia, aguardando-se agora que o Executivo da Junta dê consequência prática à deliberação da Assembleia de Freguesia”.