Fundo de investimento na UA à procura de ideias.

2017-05-23 21:38

Categoria: 

Concelho: 

A Planalto Capital está a percorrer o país e vai à UNAVE, na Universidade de Aveiro, esta quarta, às 10h, para apresentar os serviços de search fund, à procura de ideias de negócio.

Trata-se de uma sociedade de investimento com 22 investidores, 20 dos quais internacionais, que visa adquirir uma PME Portuguesa ou Espanhola com um problema de sucessão no controlo e gestão, num investimento que pode ir até aos 20 milhões de euros.

Fundada em finais de Novembro 2016 por João Diogo Stoffel, Sócio e Diretor Geral da Empresa, a PC conta com uma equipa de 22 investidores globais e com o envolvimento de 26 gestores, entre os quais, empresários de sucesso, gestores financeiros e investidores institucionais.

Os investidores são provenientes de Portugal, Espanha, Holanda, EUA, Inglaterra, Irlanda e Alemanha. A PC visa dar uma resposta ao problema da transição de controlo das PMEs familiares, quando os respetivos donos não têm uma sucessão natural na empresa.

Depois de ter adquirido uma empresa, a PC entrará na gestão da mesma, com perspetiva de continuidade e de criação de valor a longo prazo. A PC segue o modelo de investimento dos search funds e é o primeiro a ser constituído em Portugal.

Os search funds são veículos de investimento que permitem a empreendedores – 70% de MBAs de escolas internacionais – adquirirem empresas de dimensão pequena e média com apoio de investidores experientes que se envolvem ativamente no projeto desde o início.

O modelo surgiu nos EUA na Universidade de Stanford em 1984 e está em rápida expansão internacional, devido aos elevados retornos que proporciona aos respetivos investidores e à resposta que dá ao problema da sucessão no controlo das empresas familiares.