Filme da Turismo do Centro vence mais dois prémios em festival na República Checa.

2017-10-09 09:57

Categoria: 

Concelho: 

O filme promocional “Turismo Centro de Portugal – Destino Preferido da ECTAA em 2017” continua a ganhar prémios. Desta vez foi distinguido na 50.ª edição do Tourfilm Festival, que decorreu nos dias 5 e 6 de outubro na República Checa. O filme do Centro de Portugal venceu um galardão especial, Prémio do Presidente da Cidade de Karlovy Vary, onde decorreu o certame, que foi entregue pelo próprio autarca, e o primeiro Prémio na categoria “Filme Promocional com Tema de Viagens até 3 Minutos”.

Nesta categoria, o filme do Turismo Centro de Portugal derrotou uma concorrência particularmente forte, tendo ficado à frente de filmes de países como Alemanha, Espanha, Grécia, Croácia, Reino Unido, Áustria, Suíça, República Checa, Emirados Árabes Unidos, Indonésia, Paquistão e Bangladesh.

Este é já o sexto prémio internacional que o filme, produzido pela Slideshow, vence para o Turismo Centro de Portugal. O prémio especial na República Checa junta-se a uma coleção de galardões, em que constam: “Grand Prix – Melhor Filme Português” e 1.º Prémio na categoria "Destinos Turísticos – Regiões”, no Festival ART&TUR (outubro de 2016), em Portugal; Melhor Filme na categoria de “Destinos Turísticos – Países”, no Festival Internacional de Cinema de Turismo de Istambul, Turquia (junho de 2017); “Silver Screen”, no Festival Internacional de Filme e Vídeo dos Estados Unidos, Los Angeles (agosto de 2017); “Silver Wave", na categoria “Melhor Filme de Turismo”, no Festival Internacional de Filmes de Turismo e Ecologia, Sérvia (setembro de 2017); e Prémio Especial do Diretor do Festival, no Zagreb Tourfilm Festival, Croácia (setembro de 2017).

Graças aos sucessivos prémios ganhos nos festivais em que participa, o filme promocional do Turismo Centro de Portugal ocupa neste momento um lugar de grande destaque no ranking mundial de filmes de turismo do CIFFT – Comité Internacional de Festivais de Filmes de Turismo: é 4.º classificado, entre 154 concorrentes, apenas atrás de filmes dos Emirados Árabes Unidos, Áustria e Dinamarca. Este ranking do CIFFT é elaborado por pontos, atribuídos pelos prémios conquistados em festivais da especialidade. No final do ano, em dezembro, realizar-se-á uma gala final, em Viena, Áustria, com os filmes mais bem classificados.

“É um grande orgulho recebermos mais estes dois prémios, que evidenciam o percurso notável que este nosso filme está a fazer! É uma honra trabalhar com uma equipa tão extraordinária e poder liderar o turismo na nossa Região Centro de Portugal”, sublinhou Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, após receber as distinções. “Este prémio é um trunfo importante no processo de internacionalização da marca Centro de Portugal. A visibilidade que conquistamos em todos os festivais em que participamos permite-nos fazer chegar mais longe a nossa região, até em mercados menos evidentes”, acrescentou.