Festa na Vista Alegre com programa de animação a partir de sexta.

2017-06-28 14:46

Categoria: 

Concelho: 

O Bairro da Vista Alegre, em Ílhavo, inicia esta sexta a celebração das festas em honra de Nossa Senhora da Penha de França. Trata-se de uma festividade que remonta ao século XVII. 

Até 3 de julho, o Terreiro da Fábrica, o Teatro e a Capela da Vista Alegre vão ser o palco de um programa cultural, gastronómico e de lazer.

As festividades arrancam, às 18h, com a oração do terço em honra de Nossa Senhora da Penha de França na Capela Vista Alegre. Ainda esta sexta destaque para o teatro com a peça “O auto da compadecida” pelo grupo Ribalta.

Escrita por Ariano Suassuna em 1955, nesta peça criticam-se com humor os podres e hipocrisias das várias classes sociais, ao mesmo tempo que se revelam os motivos para sentir esperança e consolo na atuação e julgamento divino.

Sábado destaque para o Workshop CRASSH, “A História do Rei Leão” pela Escola de Teatro Ribalta (16h), a apresentação do libvro “Vista Alegre – O Reino do Rio”, da autoria de Manuel Morgado, às 17h, e o concerto de Helder Moutinho (22h) no Largo da Fábrica.

Domingo será dia de Missa pela manhã e procissão (17h) percorrendo as ruas da Fábrica e do Bairro Social, acompanhada pela Banda Filarmónica Gafanhense. Às 22h concerto com Patinho Feio.

Na segunda fecho de festa com “Edevez”, projeto musical nascido e criado em Ílhavo, com inspiração na língua portuguesa e nas gerações rock-musicais dos anos 70 e 80.

O programa inclui workshops e oficinas, apresentações de livros, peças de teatro numa tradição que se repete há mais de duzentos anos em Ílhavo.

Durante todos os quatro dias da Festa em honra de Nossa Senhora da Penha de França, que integra o inventário do património imaterial cultural português, as lojas de fábrica da Vista Alegre e Bordallo Pinheiro terão descontos até 30 por cento em todos os produtos, exceto nas séries especiais e numeradas e edições limitadas.

Também a loja Outlet da fábrica da Vista Alegre haverá desconto de 10 por cento, exceto nos produtos que já se encontram em promoção. Nestes quatro dias, estas lojas terão um horário alargado, estando abertas das 9h00 às 23h00.

A fábrica de porcelanas Vista Alegre foi fundada em 1824, em Ílhavo.