Feira Vocacional regressa na quinta ao Parque de Feiras.

2017-05-22 11:21

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Câmara de Aveiro e o projeto CLDS 3G Aveiro organizam a segunda edição da Feira Vocacional e Profissional. Ação na próxima quinta e sexta (25 e 26 de maio) no Parque de Exposições de Aveiro.

Sob o lema “À descoberta da minha vocação...” esta feira agrega num único evento diversas ofertas educativas e formativas, profissionais e de emprego, com o intuito de proporcionar aos alunos do 9.º, 12.º ano e universitários, o acesso e o contacto com diferentes saídas profissionais.

Em termos expositivos, estarão presentes 66 entidades, dividas segundo as seguintes categorias: nove empresas; sete Escolas do Ensino Básico e Secundário; oito Escolas do Ensino Profissionais; 24 Universidades e entidades da Comunidade Académica; 16 associações e/ou instituições e três entidades das Forças Armadas.

Em paralelo com a exposição e durante os dois dias, decorrem no Anfiteatro do Parque de Exposições diversas palestras e workshops dedicados ao tema da Educação, Emprego e Empreendedorismo.

O dia 25 abre com a palestra "Educação para o Empreendedorismo" seguido do projeto “Uma ideia, um projeto, uma ação”, dedicado às escolas básicas e organizado no âmbito do Programa de Ação Educativa 2017. E a apresentação das 12 ideias finalistas do Concurso “A Tua Ideia Conta”, promovido pelo CLDS 3G Aveiro em colaboração com o Município de Aveiro.

Ainda no âmbito do Empreendedorismo, decorrerá no Salão Nobre, pelas 11h00, a Apresentação Final dos projetos de 14 empreendedores que participaram na iniciativa “+Empreendedorismo”, promovida pelo CLDS 3G Aveiro em parceria com o Município de Aveiro.

A visita inaugural com o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro será na quinta-feira, dia 25 de maio, pelas 11h30.

De tarde, as Escolas Secundárias e Profissionais finalistas são candidatas ao Prémio “ A tua ideia Conta”. A fechar o dia, terá lugar a palestra Inovaria "O meu Futuro nas TICE”.

No dia 26 o destaque para o Encontro “Emprego. Quem?”, organizado pelo CLDS 3G Aveiro, o qual visa sensibilizar os empresários e entidades empregadoras locais para uma participação dinâmica na concretização de medidas ativas de emprego e em processos de inserção profissional e social.

No Salão Nobre, pelas 14h00, decorrerá a Sessão “Procura Ativa de Emprego - Práticas e Instrumentos” no intuito de apoiar e acompanhar os desempregados e o público em geral na sua procura ativa de emprego.

Esta sessão será seguida de um Speed Recruitment, promovido pelo CLDS 3G Aveiro, com a colaboração com o Gabinete de Inserção Profissional (GIP) do Município e GIP da AIDA, que consiste num encontro entre entidades empregadoras e candidatos à procura de emprego, em minientrevistas de cinco minutos, com o objetivo de os candidatos se apresentarem a todas as entidades presentes, fazendo valer a sua “marca” pessoal.

Raquel Madureira, vereadora da CMA, refere que a iniciativa foi pensada para mostrar aos alunos as oportunidades que surgem no mercado (com áudio).