Feira do Mirtilo regressa em Junho.

2015-04-22 11:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A 8.ª Feira Nacional do Mirtilo vai decorrer em Sever do Vouga entre 25 e 28 de junho no Parque Urbano da Vila e espaços adjacentes. O evento irá contar com cerca de uma centena de expositores e espera atrair largas dezenas de milhares de visitantes durante os quatro dias. A Feira Nacional do Mirtilo vai aliar uma componente lúdica com outra direcionada para os profissionais do setor.

Mantém aposta numa forte componente técnica onde estarão representados expositores diretamente ligados à fileira do mirtilo, em particular, e à dos pequenos frutos, em geral. Pretende-se que este seja um espaço dedicado aos agentes que operam na área dos pequenos frutos, com particular incidência no mirtilo, onde possam trocar ideias e experiências e onde possam ficar a par das mais recentes inovações relacionadas com esta fileira e estabelecer negócios e contactos.

Outra aposta a manter será a realização de palestras técnicas. Este ano, uma dessas palestras irá contar com a participação de uma comitiva de uma associação de produtores de pequenos frutos do estado brasileiro do Rio Grande do Sul que irão falar sobre as técnicas de produção de mirtilos naquela região do Brasil. Os produtores brasileiros irão aproveitar a estadia em Portugal para visitar vários produtores de mirtilos da região e ficarem, assim, a par da realidade portuguesa.

A organização irá ainda manter as visitas abertas ao Campo Experimental de Pequenos Frutos da Agim, situado junto ao recinto da Feira do Mirtilo, bem como as visitas técnicas a pomares de mirtilos na região.

Outras atividades relacionadas com a Feira Nacional serão a apanha do mirtilo, onde o visitante pode pegar numa cesta e experimentar a tarefa de apanhar este fruto, os passeios pela vila em comboio turístico, animação musical, animação infantil e workshops de culinária.

A Feira Nacional do Mirtilo terá, como habitual, espaços dedicados às artes e ofícios, à gastronomia, aos viveiristas e aos produtores que vendem o mirtilo em fresco e seus derivados. Destaque, ainda, para a transmissão em direto do programa da SIC “Portugal em Festa” durante toda a tarde de domingo, dia 28 de junho.

Até final do mês de abril, encontram-se abertas as inscrições para expositores que pretendam estar presentes na Feira Nacional do Mirtilo.