Estarreja vai ter nova fábrica de automóveis. Câmara de Ovar assegura que fez tudo para 'cativar' o investidor. (investimento inicial é de 300 milhões - 600 postos de trabalho)

2019-09-13 16:51

Categoria: 

Concelho: 

Estarreja vai receber uma fábrica de automóveis para a produção de veículos '4×4' com motores alemães da BMW.

O investimento inicial será de 300 milhões de euros e deverá criar até um máximo de 600 postos de trabalho no Eco Parque Industrial de Estarreja.

O investimento é da empresa privada Ineos, multinacional de produtos químicos do Reino Unido, que criou a empresa portuguesa ‘Amazing Wheels’. A publicação avança que o negócio do modelo semelhante ao Land Rover Defender deve começar a ser produzido em 2021. A empresa quer produzir 25 mil unidades por ano em Portugal e no País de Gales. No futuro, esta fábrica poderá produzir modelos em conjunto com a Jaguar.

A atividade da ‘Amazing Wheels’ foca-se na fabricação de automóveis. A empresa foi criada com base numa sociedade por quotas, sendo o seu único dono o grupo Ineos, e o responsável é Dirk Heilmann, que é também diretor executivo da divisão automóvel na empresa-mãe.

Os ingleses escolheram o Polo E do Eco Parque de Estarreja, que conta com uma extensão de 21 hectares e está ligado a uma plataforma intermodal ferroviária, algo que permitirá ligar a fábrica à Linha do Norte, facilitando o transporte dos veículos para os portos de Aveiro e Leixões.

A empresa Ineos é detida pelo multimilionário Jim Ratcliffe, o terceiro homem mais rico do Reino Unido, com uma fortuna avaliada em 18,2 mil milhões de libras (20,29 mil milhões de euros). Apesar de se dedicar ao setor químico, Ratcliffe aventurou-se nos automóveis por ser apaixonado pelo seu Land Rover Defender cor de laranja.

Após a entrada no mercado português, a ‘Amazing Wheels’ terá de combater com a Autoeuropa e PSA Automobiles, que produzem automóveis em Portugal e as exportam para o resto do mundo.

Entretanto o Presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro refuta no site Ovarnews, situações tornadas públicas que insinuam que o Município não acompanhou de forma adequada os responsáveis pela empresa interessada em instalar uma fábrica de automóveis na região.

Salvador Malheiro conta que, em Junho, se deslocou a Lisboa para abordar as condições do negócio a ser instalado em Ovar e colocar os serviços camarários à inteira disposição da empresa portuguesa 'Amazing Wheels', criada para fazer o investimento em Portugal.

Depois disso, “recebi-os em Ovar, na Câmara Municipal de Ovar e pu-los em contacto com os serviços técnicos da Câmara Municipal de Ovar”, acrescenta o edil. “Quanto aos terrenos que são propriedade do Município não havia qualquer problema, mas não nos podemos imiscuir nas propriedades de privados”.

Mesmo assim, Salvador Malheiro acredita que o investimento de 300 milhões para produzir jipes pode repartir-se por Ovar e Estarreja, porque “as negociações connosco prosseguem e não há qualquer problema”. “Aliás, pelo nosso lado, não podíamos fazer mais”, vinca.

A questão tem sido levantada nas redes sociais, pelo deputado Municipal eleito pelo CDS, Fernando Almeida, que acusa o executivo de não ter agido de forma empenhada neste processo. “Estou cansado de insistir que Ovar não tem uma estratégia na área do empreendedorismo, mas de nada adianta, pois não tenho poder para alterar nada e quem tem não quer saber”, reforça.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: JE e Ovarnews