EPA inicia cursos em empresas de Águeda e Avanca.

2017-10-17 08:10

Categoria: 

Concelho: 

A Escola Profissional de Aveiro inicia as aulas na Unidade de qualificação profissional da Escola Profissional de Aveiro, na Nestlé, em Avanca, e na Unidade de Apoio à Inovação, sedeada em Águeda.

Depois da abertura no ano passado da UniEST – Unidade das Especialidades Tecnológicas, no Centro de Negócios do Ecoparque, em Estarreja, a EPA estende agora o seu trabalho de qualificação profissional às empresas em concreto, qualificando para o emprego efetivo.

Na Nestlé irá iniciar-se um Curso de Técnico de Manutenção Industrial de Metalurgia e Metalomecânica, destinado a jovens com o 9º ano de escolaridade e que pretendem obter o 12º ano e uma certificação profissional de nível 4 de Técnico de Manutenção Industrial.

Segundo a Diretora de Recursos Humanos da Nestlé, Maria do Rosário Vilhena, “esta é uma oportunidade de a Companhia, no cumprimento da sua política de responsabilidade social, contribuir para a formação de jovens que procuram uma forma alternativa ao regime geral de ensino, através da partilha do know-how dos nossos colaboradores com os jovens durante o seu percurso académico. Assim, proporcionaremos um conhecimento teórico aliado à prática regular, permitindo cimentar os conhecimentos com a experiência em contexto real de trabalho.”

Em Águeda, á-se assim início ao primeiro curso a funcionar na UniAPI. Trata-se de um Curso de Informática, Instalação e Gestão de Redes, destinado a jovens com o 9º ano de escolaridade e que pretendem obter o 12º ano e uma certificação profissional de nível 4 de Técnico de Informática.

Esta formação irá decorrer totalmente em ambiente empresarial, na empresa Globaltronic, e será desenvolvida num modelo real de formação em que 20 alunos-formandos garantem experiências únicas de aprendizagem em contexto real de trabalho.

No final do curso, que se estima ter uma duração aproximada de 3 anos, está garantido emprego qualificado e bem remunerado para todos os técnicos formados.

Nas palavras do CEO da empresa Globaltronic, S.A., Carlos Alves, “é um prazer apoiar os jovens no seu percurso educativo rumo a um trabalho mais qualificado e capaz, esperamos que este apoio venha a trazer frutos para a comunidade e garanta a mão de obra que agora escasseia.”

A Escola Profissional de Aveiro, através da sua UniAPI, em Águeda, reforça assim o seu trabalho de qualificação profissional próxima das empresas e das zonas industriais da região de Aveiro, “afirmando-se cada vez mais como a única escola portuguesa de características regionais e ao serviço da região”.