Engenheiros dedicam conferência ao mutualismo.

2017-10-24 08:45

Categoria: 

Concelho: 

A Associação Mutualista dos Engenheiros organiza em Aveiro a 7ª Conferência dedicada ao Mutualismo e a sua inserção no denominado terceiro sector (Economia Social). Estas Conferências têm sido realizadas, rotativamente, pelas regiões da Ordem dos Engenheiros, sendo a deste ano realizada na Região Centro.

A AME, constituída por milhares de Engenheiros, está particularmente atenta, não só à proteção e defesa da segurança e saúde dos seus associados, mas também às condições sociais dos diferentes locais onde os Engenheiros vivem e exercem a sua atividade profissional.

De facto, este clima de alarme e insegurança social veio conferir às entidades da Economia Social, nomeadamente às Mutualidades, um papel cada vez mais relevante, dadas as suas características de eficácia e proximidade, e, no caso dos engenheiros, de capacidade de mobilização de múltiplos e diferentes ramos e especialidades científicos e técnicos.

Assim, no âmbito da sua 7.ª Conferência Anual, vai a AME dar um contributo para a reflexão, em curso a nível nacional, sobre a forma de ultrapassar o atual "sentimento de frustração e intranquilidade social", e de melhorar, em geral, "a atuação cívica das entidades do terceiro sector".

“Procuraremos contribuir para a rápida superação das condições de precaridade criadas pela devastação causada pelos recentes incêndios, que constituem um enorme obstáculo à retoma das atividades económicas e sociais das zonas direta ou indiretamente afetadas”.

A 7.ª Conferência Anual da AME terá lugar, na quinta, na sede da Delegação de Aveiro da Ordem dos Engenheiros, entre as 15h e as 18 horas.

O encontro, terá como tema “O Mutualismo como promotor da coesão social e fator de desenvolvimento”, e contará com as comunicações do Valdemar Alves, Presidente da CM de Pedrógão Grande e de Carlos Lacerda Pais, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro, além do antigo Presidente da União das Mutualidades, Alberto Ramalheira.

Nesta ocasião serão homenageados, com a outorga do título de Associado Honorário da AME, Alberto Ramalheira, pessoa de grande prestígio do Mutualismo português e natural de Aveiro, António Canas, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro, e o General Engenheiro Frutuoso Pires Mateus, Ex-Presidente da Mesa da Assembleia Geral da AME.

Foram convidados para participarem na cerimónia o Presidente da Câmara de Aveiro e Magnífico Reitor da Universidade de Aveiro.