Empresas de navegação e logística sentem efeito da retoma nas exportações.

2015-04-23 21:09

Categoria: 

Concelho: 

A delegação de Aveiro do Grupo Garland faturou, em 2014, cerca de 2,2 milhões de euros (M€), o que representa um crescimento de 4,8% em relação ao ano anterior. Os dados são apresentados por uma das principais empresas nacionais de navegação, transporte e logística. Um desenvolvimento que coincide com a retoma das exportações em setores como Plásticos, Ferragens, Moldes, Cerâmica e maquinaria diversa a partir desta zona do país.

 A Garland marca presença em Aveiro desde 2007, inicialmente com um escritório comercial e, desde há cinco anos, com uma estrutura em Serem de Cima, que engloba um armazém de 700 m2 – uma opção tomada pela curta distância da A 25, via por onde circulam diariamente milhares de camiões internacionais.

“Esta plataforma é de extrema importância estratégica para as operações da Garland já que, além de se encontrar próxima de zonas industriais tão importantes como as de Aveiro, Albergaria, Ílhavo, Vagos, Águeda, Oliveira do Bairro, Cantanhede, Coimbra e Viseu, o que permite entregas e recolhas mais rápidas para importadores e exportadores, funciona como um interface entre os nossos centros logísticos de Abóbada [sede] e Maia”, adianta José Lacerda, diretor da delegação de Aveiro. “Essa autonomia veio desenvolver o tráfego de exportação para França e Espanha com saídas semanais a partir de Serem de Cima”, acrescenta.

Para o crescimento sustentado da Garland em Aveiro, o responsável afirma ter contribuído “a retoma das exportações em determinados setores e a criação de novas empresas” nesta zona do país. Além do crescimento do movimento terrestre, a delegação aveirense tem vindo a desenvolver a área Palletways, oferecendo um serviço de transporte de mercadoria paletizada, com saída diária de Aveiro para toda a Espanha, para a Europa central e para o Reino Unido. “Fora da Europa e, desde 2014, desenvolvemos também as vias aérea e marítima, servindo todo o mundo”.