Dias de tecnologia em Aveiro.

2015-09-17 07:49

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro acolhe um encontro de dois dias com seis dezenas de centros de investigação, empresas de comunicação e eletrónica, investigadores e utilizadores para discutir e partilhar o que de melhor Portugal tem na área das tecnologias. O Techdays tem por objetivo “ser a maior e melhor” montra nacional das Tecnologias da Informação, Comunicação e Eletrónica.

Trata-se de uma iniciativa organizada pelo Instituto de Telecomunicações em parceira com a Universidade de Aveiro, a Associação Empresarial INOVARIA e o Polo de Competitividade TICE, em cooperação com a Câmara Municipal de Aveiro. O certame decorre nas instalações da Aveiro Expo com o Ministro da Economia confirmado na abertura.

Durante os dois dias, a TECHDAYS Aveiro será palco de conferências e debates para discussão de temas relevantes para o setor TICE, de uma exposição de posters e demonstradores da tecnologia produzida nos centros nacionais de I&D, de uma feira de tecnologia dedicada à indústria das TICE, da Conferência Nacional de Telecomunicações e ainda de uma mostra tecnológica de Municípios e Smart Cities.

Nuno Borges de Carvalho, investigador do Instituto de Telecomunicações de Aveiro, e um dos responsáveis pela organização do TECHDAYS Aveiro, aponta para um evento preparado para juntar indústria, academia e consumidores num mesmo espaço.

“Faz muito sentido criar esta feira de tecnologias em Portugal. É uma excelente oportunidade para se ver o que anda a ser feito pelas empresas TICE no mercado”. Para Nuno Borges, “uma coisa é mostrar uma tecnologia no papel, outra bem diferente, é dar a conhecer um protótipo a funcionar e provar que não se trata de uma ideia que nunca passou de um papel guardado numa gaveta qualquer”.

O evento, de entrada livre, tem o Alto Patrocínio da Presidência da República. Entre as empresas e entidades que vão estar presentes, figuram nomes conhecidos como a Tekever, a Anacom, a Wavecom, a Uninova, a Força Aérea Portuguesa, a Evoleo Technologies, entre outras marcas. “O nosso objetivo é repetir este evento todos os anos”, garante Nuno Borges de Carvalho.